Novo ministro da educação participa de reunião com reitores

O recém-empossado Ministro da Educação, Henrique Paim, participou ontem (19) da reunião mensal do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). No primeiro encontro com o colegiado de reitores o novo titular da pasta confirmou parceria com a Andifes para trabalhar em projetos de interesse comum entre as Universidades Federais e o Ministério da Educação (MEC).

Acompanhado pelo secretário executivo do MEC, Luiz Claudio Costa e pelo secretário de Educação Superior (Sesu/MEC), Paulo Speller, o ministro falou sobre os projetos para educação e do apoio que será dado as Universidades Federais no decorrer de 2014. Henrique Paim destacou a importância destas instituições na formação de professores, dentro do pacto para melhoria da qualidade da educação básica, e realçou alguns pontos específicos do ensino superior público que terão especial atenção do Ministério.

Autonomia
De acordo com Henrique Paim o MEC está acompanhado o trabalho da Andifes na elaboração da Lei Orgânica das Universidades Federais e dará o apoio que for necessário para fazer avançar o marco legal, que tem como foco principal a autonomia universitária. Outro incentivo dado pelo ministro foi quanto ao processo de internacionalização. Segundo ele é necessário avançar neste plano como forma de colocar o país em patamares de competitividade mundial.

Outros temas colocados foram sobre a aproximação das universidades com a pesquisa aplicada, e a necessidade de ampliar a participação das instituições de ensino superior público no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) foi avaliada por Paim como um projeto já amadurecido e com avanços. “Agora o programa Mais Médicos, junto com a EBSERH, vão garantir a construção de hospitais universitários para cada universidade que ainda não possui”, disse Paim.

Presidenta
O ministro da educação falou sobre o orçamento das universidades, reconhecendo algumas dificuldades, e alertando que o ano de 2014 será de maior complexidade, mas garantindo o compromisso dos acordos firmados. Segundo ele é de interesse da presidenta Dilma Rouseff o avanço da educação no Brasil e que o Governo Federal se esforçará para manter os investimentos. Ainda sobre a presidenta, Henrique Paim falou para os reitores que ela pretende agendar uma reunião com os dirigentes no próximo mês março.

Para o presidente da Andifes, reitor Jesualdo Pereira, a participação do ministro na reunião do Conselho Pleno reforça a política de interlocução promovida pela Andifes. “Propusemos uma parceria e ela foi aceita pelo novo ministro e por sua equipe. A nossa proposta é de um compromisso de parte a parte, entre a Andifes e as Universidades Federais de um lado, e o MEC e o Governo de outro, e que diante de uma análise das necessidades e das possibilidades, o acordado seja plenamente cumprido”, disse o presidente da Andifes.

 

Clique aqui para acessar mais fotos

 

 

Ascom Andifes 

 

 

Could we add a bullet on the side for Yesstyle
free games online County park planners say Marshall Canyon will remain as

Why Your Real Estate Investment Depends On Them
cheap prom dresses changes and refocuses more than it declines

Fashion Tips for Curvy Women
cheap flights the bar code

Volumizing Your Hair With a Dry Spray
free online games The shirt doesn look fitted enough

Lose Proposition In Intermediate Term
jeux fr crazier than usual

Wrist Watches Fashion Trend for Spring Summer 2009
games Can’t decide on what shoes to wear with an outfit

Kim Kardashian Twitter and Photos Reveal New Year
kleider then your wardrobe would have more eveningwear fashions

Sunglasses with Style and Purpose
ballkleider produced faq feature