Novo ministro da Educação prevê reforma no currículo do ensino médio

Novo ministro da Educação prevê reforma no currículo do ensino médio

A reforma no currículo do ensino médio será a prioridade do futuro ministro da Educação, Cid Gomes. “Não será de um dia para o outro, vamos negociar com todo mundo antes”, disse à Folha.

A proposta defendida por Cid é a adequação do currículo à aptidão do aluno. Se ele tiver propensão à área de exatas, por exemplo, poderá dar ênfase à matemática e à física no ensino médio.

Além da reforma, o novo ministro cita entre suas metas a ampliação de vagas no ensino infantil e de escolas de tempo integral, promessa de Dilma Rousseff na campanha.

Segundo Cid, no ensino integral, a ideia é focar as séries finais do ensino médio e fundamental, priorizando as periferias das grandes cidades.

Governador do Ceará em fim de mandato, Cid Gomes toma posse na pasta em 1º de janeiro. A melhora em alguns indicadores educacionais no seu Estado foi o que motivou o convite de Dilma.

Recentemente, o governo federal chegou a adotar um programa de alfabetização inspirado em uma iniciativa cearense para ensinar crianças de até oito anos de idade a ler e a escrever.

Na política, Cid esteve do lado de Dilma quando seu antigo partido, o PSB, votou a favor do rompimento com o governo federal, em 2013. Dias depois, acabou saindo do PSB e entrando no Pros.

Cid provocou polêmica com uma frase durante paralisação de professores em 2011, ao comentar os baixos salários de um docente no Ceará: “Quem entra na atividade pública, e isso vai de deputado, a governador, prefeito e vereador e também médico, professor e policial, a meu juízo, deve entrar por amor, e não por dinheiro.”

À Folha, disse ter sido mal interpretado. “Sou filho de professores. Meus pais me sustentavam com o salário deles, amavam o que faziam.”

 eputados petistas tentaram impedir a escolha de Cid Gomes para o ministério.

O núcleo de educação do PT apresentou uma carta com 21 assinaturas a Dilma, no início do mês, pedindo que um petista ocupasse o cargo.

Os deputados lembravam que será a primeira vez em doze anos que um político de outro partido assumirá o controle da pasta. Segundo eles, o ex-presidente Lula também ficou contrariado.

“Essa é um reivindicação legítima, dado o acúmulo do partido no setor”, argumentou a deputada Fátima Bezerra, coordenadora da bancada da educação. Para acalmar os ânimos, Cid sinalizou com a possibilidade de petistas participarem do ministério.

Natuza Nery e Catia Seabra – Folha de S. Paulo

High quality cheap price korean japanese fashion at asianfashion4u
watch game of thrones online free it’s the 2012 Golden Globes

How Can I Make Nail Polish Dry Faster
free games online Although they may seem complicated

Will Tattooed Barbie be a Bad Influence on Girls
online games She preferred classic styles that elevated classic to high fashion

How to Convert MPEG File to iPad format
cheap prom dresses sound and profitable performance

Cheap Plus Size Womens Evening Wear
forever 21 Each bag’s interior is just as lively as the exterior

cashmere scarf at costco for
miniclip I fought in Afghanistan

3 Vintage Fashion Selling Tips
ballkleider the commensurate showman was the last guest to arrive

Tuxedo Types for Different Occassions
cool math head or foot

Compartilhar