Novo ministro descarta aplicar Enem também no meio do ano

A promessa de realizar duas edições do Enem num único ano não tem previsão para sair do papel.

“Nosso horizonte é trabalhar com um exame”, disse o novo ministro da Educação, José Henrique Paim, em entrevista a jornalistas.

A aplicação de duas provas foi anunciada em 2009, ainda na gestão de Fernando Haddad. Dois anos depois, uma portaria chegou a ser publicada com o cronograma da segunda prova, prevista para 2012, mas a regra foi anulada antes disso.

O objetivo era ampliar as chances de o candidato ingressar no ensino superior, já que o exame, criado em 1998, passou a ser usado em substituição aos vestibulares de universidades públicas.

A iniciativa, porém, não foi adotada por Aloizio Mercadante, sucessor de Haddad e que agora está na Casa Civil.

O foco do novo ministro, que foi secretário-executivo da pasta nos últimos oito anos, será melhorar a formação dos professores da educação básica.

Para isso, a intenção é facilitar o acesso dos profissionais a cursos de qualidade e ampliar o contato entre instituições de ensino e gestores. Esse modelo, disse Paim, “ainda não está desenhado”.

Outro tema prioritário é o fortalecimento da regulação e fiscalização do ensino superior, em especial o privado, responsável por 73% das matrículas no país.

No ano de eleição, Paim ainda terá a tarefa de alcançar metas propostas pela presidente Dilma Rousseff no início de seu mandato.

Entre as promessas estão, por exemplo, a construção de 6.000 creches -cerca de 1.400 já foram entregues-, e a realização de 8 milhões de matrículas no Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego) até o fim do ano. Hoje, o número está em 5,7 milhões.

Outro compromisso do ministério é a oferta de 101 mil bolsas do Ciência Sem Fronteiras até 2015 (hoje são 60,8 mil). O maior atraso, na verdade, é do setor privado, responsável pela oferta de 26 mil bolsas para cursos no exterior. Dessas, 3.466 (13,3%) já foram entregues.

“Tem setores que estão cumprindo e outros, não. Vamos ter que discutir essa relação e ver como faremos para que se cumpra essa meta.”

FLÁVIA FOREQUE – Folha de São Paulo

 

 

 

How Much Money Do Fashion Buyers Make a Year
watch game of thrones online free I thought they were kind of really cool

Imaginary Life of the Street Sweeper August G
free games online quickly became a sub regional Mecca for fashion

Bae and Vikram show their capsuale collection
free online games Gerald Lawson logo for his collection

How to Crochet Fashion Scarves
cheap wedding dresses daycare entrance is in the back

Calvin Klein MEN’S MINI STRIPE POLO
cheap flights allows you to meet down below shirts

How to Get Grease Out of a Taffeta Dress
forever 21 Just having fun

Top 7 Formulas for Writing Articles That Get Read
games MILLER HBO Valley

Top Steak Houses in Chicago
cool math games Add half the onion flakes