Novo reitor da UFPR toma posse dia 18 em Brasília

Novo reitor da UFPR toma posse dia 18 em Brasília

O novo reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho será empossado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, no próximo dia 18, às 11 horas, no Gabinete do Ministério da Educação em Brasília. No dia seguinte, 19 de dezembro, data em que a UFPR comemora 96 anos, será realizada a transmissão de cargo.

A solenidade, às 19 horas, no Teatro da Reitoria, ocorre durante a sessão magna que marca o aniversário da Universidade. "Eu estava torcendo para que pudesse assumir a reitoria da UFPR nesta data tão importante para a comunidade universitária", disse o novo reitor. A Portaria da nomeação como reitor, assinada pelo Presidente Lula, foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira, dia 26 de novembro.

PRÓ-REITORES E ASSESSORES – Quanto à equipe de trabalho, o novo reitor acredita que estará completa até o dia 9 de dezembro, mas ainda não foi definido quando será feito o anúncio do grupo. O diagnóstico e as propostas colhidas durante a série de reuniões realizada com os diversos segmentos, estão agora sendo analisados. De acordo com o reitor, "a idéia é que a gente assuma com 15 projetos para serem implantados de imediato em cada pró-reitoria." Zaki Akel Sobrinho destaca como emergencial a gestão de pessoas, para motivar a comunidade universitária. "Sentimos que as pessoas estão se sentindo desvalorizadas e desanimadas", citou o professor. Para levantar o "astral" dos servidores a nova gestão pretende implantar programas de qualidade de vida e de saúde.

Para os alunos de graduação, a prioridade é fortalecer os programas de assistência estudantil, em especial na área de saúde. Por isso, o sistema CASA será fortalecido. Na área administrativa, o desafio é desburocratizar a rotina de trabalho. O novo reitor destaca que é preciso ser mais ágil, porque hoje há processos que levam mais de meio ano para serem solucionados.

PRÓXIMOS 10 ANOS Passado o período de ajustes e de implantação das medidas de curto prazo, a nova gestão pretende começar em março de 2009 o planejamento para os próximos 10 anos. Os projetos serão definidos em conjunto com toda a comunidade universitária. O professor Zaki também anuncia que não ficará apenas no Gabinete da Reitoria. Ele pretende realizar audiências públicas, criar os programas de reitoria itinerante e fale com o reitor.

Compartilhar