Novo reitor da UFRJ defende articulação com educação básica

Roberto Leher, novo reitor, é pesquisador de políticas públicas em educação (Foto: João Neto/MEC)Tomou posse nesta quinta-feira, 2, em cerimônia realizada no Ministério da Educação, o novo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher. Durante a solenidade, o ministro da Educação interino, Luiz Cláudio Costa, destacou o papel da universidade pública para o desenvolvimento do país.

De acordo com Costa, é preciso valorizar a universidade em toda sua atuação na pesquisa, formação e expansão. “Valorizar a universidade não é só com orçamento. Temos que valorizar a contribuição na formação do cidadão, valorizar a contribuição no processo civilizatório. Nós não podemos, dentro das universidades, fazer as mesmas perguntas sempre, nós temos que fazer novas perguntas”, disse Costa.

O reitor empossado, Roberto Leher, afirmou que a universidade precisa se articular com a educação básica pública. “A universidade pública tem uma responsabilidade enorme no que diz respeito as formas de articulação da educação pública, desde a educação básica até a superior”, disse.

Roberto Leher é professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ na linha de políticas e instituições educacionais. Mestre em biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), Leher desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação. Também é membro do diversos comitês editoriais de vários periódicos. É professor colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes, representante eleito dos professores no Conselho Universitário da UFRJ. O reitor tem mandato até 2019.

Assessoria de Comunicação Social MEC