Novo reitor da Unipampa quer estimular vocação regional

A vocação para o desenvolvimento regional e a democratização do acesso à educação superior são as prioridades do novo reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen. Ao empossá-lo nesta terça-feira, 15, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou a importância da universidade pública para a região dos Pampas, no Rio Grande do Sul.

Segundo o ministro, as universidades públicas têm um papel importante na inovação, com as parcerias científicas e tecnológicas e o fomento às empresas da base tecnológica da região, e são fundamentais para o desenvolvimento da educação básica. “Não tem como melhorar física, química e matemática se não tiver uma base na graduação. A estrutura que pode fazer esta mudança é a universidade pública”, disse.

Criada em 2008, a Unipampa atua em 10 campi na região sul do estado. Em 2014, a universidade realizou 9.267 matrículas e 64 cursos de graduação presencial. Para o próximo ano, serão ofertadas 3.180 vagas de graduação, incluindo um novo curso de medicina.

Currículo – Marco Antonio Fontoura Hansen é doutor em engenharia de recursos hídricos e saneamento ambiental e mestre em geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O reitor coordenou a equipe de pesquisadores de vários projetos de pesquisas na Antártica. É professor adjunto da Unipampa, atuando nos cursos de tecnologia em mineração, geofísica, geologia e engenharia sanitária e ambiental, no campus de Caçapava do Sul. O novo reitor foi membro eleito do Conselho Universitário da Unipampa (Consuni) e diretor do campus Caçapava do Sul.

Ministério da Educação