Novo Restaurante Universitário da UFOP é inaugurado

Novo Restaurante Universitário da UFOP é inaugurado

Na quinta-feira, 29 de julho, foi inaugurado no campus Morro do Cruzeiro o novo Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O evento contou com a presença do Reitor João Luiz Martins, de Pró-Reitores, do Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo e de funcionários da Universidade.

O novo empreendimento da UFOP faz parte do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) que tem previsão de término de implantação em 2012. O Restaurante, que começa a funcionar em 09 de agosto, inicialmente servirá 4 mil refeições diárias, somente para o campus Morro do Cruzeiro e para o Restaurante  do Centro Histórico (Remop). A partir de setembro, serão 4.700 refeições que abastecerão além dos dois restaurantes de Ouro Preto, as duas unidades de Mariana, que atualmente possuem fornecimento terceirizado. No primeiro semestre, foram servidas uma média de 3400 refeições diárias. Até o final da aplicação do Reuni, serão 6 mil refeições diárias.

Além do maior espaço físico, o novo RU possui modernos equipamentos para a produção das refeições, o que possibilita uma maior segurança para os funcionários e a otimização do processo. No antigo restaurante os equipamentos eram do final da década de 1970 e eram utilizados gás GLP, energia elétrica e caldeira, o que gera o consumo de óleo, para a preparação dos alimentos. Hoje, todo o processo é feito somente por energia e gás GLP.

O atual modelo adotado para a preparação dos alimentos é o suíço, que utiliza o Pas- trougth, ou seja, há o armazenamento da refeição em câmaras que vão de 4º a 0 graus e em 65º  para depois alimentar a linha de distribuição, conhecido como balcões. Outras duas novidades a partir deste semestre no RU é a adoção do sistema self-service e de cartões magnéticos para entrar no local. O uso dos cartões passará a ser exigido a partir de setembro.

Para a produção das refeições, o RU conta com 100 funcionários na linha de produção.

Compartilhar