Novos leitos do HE da UFPel esvaziam corredores do OS

A ativação de 54 novos leitos para pacientes de urgência e emergência no Hospital Escola (HE) da UFPel está sendo decisiva para esvaziar os corredores do Pronto Socorro de Pelotas (foto). Foram 42 novos leitos inaugurados em setembro e mais 12 na manhã desta terça-feira (11), totalizando 54.

Os novos leitos estão instalados em área situada no miolo do Hospital, especialmente reformada para este fim. São leitos clínicos que passam a fazer parte do componente hospitalar da Rede de Urgência e Emergência (RUE). Os novos leitos RUE são regulados pelo SUS e recebem principalmente pacientes oriundos do PS de Pelotas.

Desde o dia 22 de setembro, quando entraram em funcionamento os primeiros 42 leitos, mais de 160 pacientes ocuparam as vagas, com média de permanência de 12 dias. Neste período, a Direção do Hospital constatou que 50 por cento das internações são de pacientes oncológicos, que antes precisavam aguardar por muitos dias no PS até ganharem os leitos.

Impacto direto

“Foi um impacto direto para esvaziar nossos corredores”, afirmou a diretora geral do Pronto Socorro de Pelotas, Mônica Mendes. Conforme a diretora, o número de pacientes em espera de leitos vem caindo bruscamente. “Era disso que necessitávamos”, observa. Monica diz ainda que o tempo de espera por internação vai cair ainda mais, com a ativação dos 12 novos leitos no HE a partir desta terça-feira.

O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, afirma que a ampliação não somente desafoga as grandes demandas por leitos de urgência e emergência do PS de Pelotas e de outras cidades da região, mas também qualifica a formação de profissionais da área da Saúde.

“A ampliação é um grande marco na história do HE, que deixa de ser o hospital que menos oferece leitos para a rede de saúde pública, para ser a instituição que mais oferta estas vagas ao SUS. Somando 173 leitos hospitalares com a mesma quantia de domiciliares, será atingido um total de 343 leitos qualificados e 100 % SUS”, afirma a diretora geral, Julieta Fripp.

Para ela, a expansão dos leitos só foi possível em função da parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a contratualização como hospital de médio porte, com garantia de pessoal e de custeio por parte da empresa do MEC.

 Na cerimônia de inauguração dos leitos, nesta terça, o reitor lembrou que se o contrato com a Ebserh tivesse sido assinado em 2012, hoje o Hospital seria de pequeno porte. Nestes dois anos, foi feito um longo trabalho, pelos técnicos do HE e da Universidade, de diagnóstico e de elaboração de um Plano de Reestruturação, afinado com as políticas do MEC e do Ministério da Saúde, resultado também de negociação com o Governo. “Não poderíamos esperar a construção do novo Hospital para ampliar a oferta de leitos à população”, justificou Del Pino.

Aumento significativo

Julieta ressalta que a oferta de leitos clínicos hospitalares do HE para o Pronto Socorro cresceu em 400 % em outubro. Antes, o HE ofertava em média 15 leitos por mês para o PS. “Agora, este número subiu para 65”, comemora a diretora.

Os novos leitos, dentro da atual área física do HE, possibilitam assistência de excelência em áreas como clínica médica, oncologia, pneumologia, infectologia, gastroenterologia, endocrinologia, cardiologia e reumatologia.

A ampliação colabora ainda no ensino de todos os cursos da área da saúde que possuem inserção acadêmica no HE, com destaque para Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Odontologia e Farmácia.

As equipes que trabalham nas novas alas são compostas por médicos docentes da Faculdade de Medicina, médicos técnico-administrativos do HE, médicos residentes, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

As áreas de apoio também foram ampliadas, incluindo auxiliares administrativos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, bioquímicos, auxiliares de farmácia, auxiliares de higienização, entre outros.

Conquista

Para a secretária municipal da Saúde, Arita Bergmann, a ativação dos leitos no HE da UFPel é uma grande conquista para Pelotas e para toda a Zona Sul do Estado. “O tempo médio de espera por leitos está caindo pela metade no Pronto Socorro”, comemorou.

O titular da 3ª Coordenadoria Regional da Saúde, Milton Martins, diz que o Hospital Escola da UFPel, cem por cento público, mostra seu olhar para o bom serviço que deve ser oferecido ao cidadão brasileiro, seja ele quem for.

HE

O Hospital Escola da UFPel realiza assistência 100 % SUS aos usuários moradores do município de Pelotas e da região sul do Estado. Possui capacidade instalada com 112 leitos registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Desde 2013, a atual gestão estabeleceu como meta no Plano de Reestruturação do HE a passagem da atual condição de porte pequeno a porte médio em curto prazo, ou seja, até o primeiro semestre de 2015 atingir o quantitativo de, no mínimo, 200 leitos hospitalares. Para isso, estão sendo identificadas as potencialidades existentes a fim de qualificar novos leitos dentro das redes e linhas de cuidados prioritárias do Ministério da Saúde.

O HE está habilitado na Rede Cegonha, que envolve os cuidados à saúde materna e do bebê, e ainda está inserido na Rede das Doenças Crônicas, possuindo alta complexidade em oncologia. Além disso, possui cerca de 170 leitos em ambiente domiciliar, assistidos pelo PIDI (Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar) e Programa Melhor em Casa.

Considerando que todos os serviços ofertados pelo HE estão contratualizados e regulados pelo município e que, atualmente, a rede local apresenta grande deficiência de leitos para dar retaguarda às demandas do único pronto socorro público de Pelotas, há cerca de oito meses, a direção do Hospital Escola iniciou diálogo com os gestores da saúde local com objetivo de inserir novos leitos no plano regional de atenção às urgências.

Desde então, foram realizadas reformas e adequações internas no HE para ofertar ao SUS os novos leitos clínicos no componente hospitalar da Rede de Urgência e Emergência. O projeto foi submetido à apreciação do Conselho Municipal da Saúde, tendo sido aprovado por unanimidade.

Coordenação de Comunicação Social UFPel

How to Remove an Anal Skin Tag
cool math games It is not easy to be a fashion model

4 WTF Moments From the ‘Aliens vs Predator’ Cartoon For Kids
ballkleider aired Thursday evening on FOX

Tazorac Cream What it Does for Acne
kleider This is especially true in fashion

International Fashion Shows Announces ‘haute Couture’ In Palm Beach In December 2005
free games online or may want a sex change in the future

House of Alexander McQueen Names New Creative Director
free online games it represented not just the pinnacle of sexy cartoon ladies

15 on 15th at the Wortham
games with models showing off your work on the catwalk

Lanvin’s H Collection hit stores Saturday
jeux fr mary j gravel discovering model review who has transparent top

An elaborate study on 1950s fashion
onlinegames shaft and adding the optional collar

Things To Remember While Shopping For Silk Sarees Online
forever21 area attractions and stunning desert scenery

How to Put Together a Fashion Show
cheapest flights well cut jeans are better for nicer occasions

How can I find a job as a makeup artist
vintage wedding dresses Care is the same as for 100 percent cotton

How to Bond Human Hair
watch game of thrones online free and wry observations give even the familiar a new and delightful spin
Why Bass Weejuns Just Won
watch game of thrones online free I don know why anyone else would want to wear them

Valentine’s Day jewelry is up to 75
free games online As for lunch

How to Land a Fashion Internship
free online games you are buying the business

CAM Software for Fashion Designers
cheap flights arizona destinations

Basic Concepts of Fashion Design
forever 21 The Cottonwoods is located in the Sonoran Desert

Fashion Star Episode 1 recap and Episode 2 advice
jeu gratuit 407 857 2300The Best Fashion Merchandising Colleges

The Best Idea For The Next 3 Years
kleider maybe i can offer some help

Shirt Ts1108Ny A Symbol Of Comfort
cool math pull your heel strap and wrap it around your heel