Novos professores da UFOB conhecem realidade da Região Oeste da Bahia

A Semana de Integração e Acolhimento levou os novos professores aos cinco câmpus da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Nos seis dias do evento, eles puderam conhecer as peculiaridades culturais, econômicas e históricas das cidades-sedes e escutar da população as expectativas sobre a implantação da primeira instituição de ensino superior federal da Região.

A aproximação da UFOB da comunidade em que ela está inserida foi um dos aspectos positivos dessa atividade de extensão, apontou o Vice-Reitor Pro Tempore, professor Jacques Miranda. “Os novos docentes precisam ter consciência do seu papel de agente transformador da realidade do Oeste baiano. Isso só é possível quando se conhece melhor cada município e se mantém um canal aberto de diálogo com moradores, autoridades e sociedade civil organizada a fim de construir uma instituição de ensino pública aberta a todos”.

Na terça (26/8) e quarta-feira (27/8), no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras, os novos professores conheceram a estrutura administrativa e assistiram palestras sobre o funcionamento dos órgãos acadêmicos da universidade. Na quinta-feira (28/9), acompanhados pela equipe da Administração Central e por representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), os professores visitaram a fazenda de algodão Warpol, do Grupo Busato, no distrito de Roda Velha, município de São Desidério, e participaram de uma reunião com o Secretário Municipal de Educação, Carlos Alberto Koch, em Luís Eduardo Magalhães.

Na sexta-feira (29/8), a programação seguiu com um encontro com o prefeito da Barra, Artur Silva Filho, acompanhado por vários integrantes de sua equipe de trabalho, e com o bispo Dom Frei

Luís Flávio Cappio, no Palácio Episcopal. Lá, eles assistiram à apresentação de um coral, formado por crianças de um projeto cultural do município, e a uma palestra, proferida pelo professor Sócrates Nascimento, acerca dos aspectos históricos e os ciclos de desenvolvimento da localidade. Também conversaram com professores da rede estadual e municipal sobre a importância e a expectativa por uma universidade que trará também mais possibilidades de qualificação para a rede pública de ensino fundamental e médio.

No sábado (30/8), em Santa Maria da Vitória, ao lado do secretário de educação, Luiz Ricardo Braga, os professores realizaram um bate-papo com um grupo de jovens artistas de teatro em aula de Dramaturgia em projeto apoiado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Também visitaram o Museu Guardados de Hermes, a Casa da Cultura e o ateliê do artista plástico Chico Mallero.

A Semana de Integração e Acolhimento foi encerrada no domingo (31/8), com uma missa no Santuário de Bom Jesus da Lapa. Logo após o evento, os professores e a Administração Central foram recepcionados pelo prefeito Eures Ribeiro em um almoço, que também contou com a presença de Demétrios Rocha, assessor de comunicação da Superintendência Regional da Codevasf, comemorou os 91 anos de emancipação política da cidade.

Em todas as cidades do roteiro, os professores visitaram os prédios onde a UFOB irá funcionar provisoriamente e os terrenos em que as sedes definitivas serão construídas. Nos contatos com as comunidades locais, os professores se emocionaram ao perceberem o importante papel dessa nova universidade, reivindicada pelas populações da Região Oeste da Bahia há mais de cinquenta anos.

Assessoria de Comunicação UFOB

Danilo Azevedo

Causes and Cure of Dandruff
watch game of thrones online free My daughter ended up wearing quite a few of those clothes

Plus Size Women Skirt Styles
free games online trends guidance

Let’s Not Use It Against Us
online games Top 4 Places to Shop for Petite Teen FashionTeen Fashion Editor’s Picks

What besides money constrains your style
forever21 With a lightweight fabric for your suit

The Best Sunglasses for a Triangular Face
jeux fr how to wear for an informal night out

Are cufflinks and bracelets the world
games How to Become a Model in Japan

Limited Brands’ CEO Discusses Q2 2011 Results
ballkleider the work is not really difficult

How to Dress Like Coco Chanel
cool math Wearing a leather hat with a leather jacket is so uncool