Número de isentos de taxa no Vestibular UFPR quase quadruplica

No ano passado, foram 659 beneficiados; nesta edição, serão 2.444 estudantes isentos do valor de inscrição

Mais de 2,4 mil estudantes terão isenção da taxa de inscrição no Vestibular 2015/2016 da UFPR. O número representa 371% a mais que o registrado na última edição. Os dados foram divulgados, nesta segunda-feira (14), pelo Núcleo de Concursos da Universidade (NC).

Para concorrer à isenção, o candidato deveria comprovar sua participação no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou documentar  que se encaixava na Lei 12.799/2013 – possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

O resultado apurado verificou que, dos 8.546 candidatos que solicitaram o benefício, 71,4% optaram pela Lei e 28,6%, pelo CadÚnico. No entanto, no momento de comprovar sua vulnerabilidade socioeconômica, somente 26,9% dos candidatos apresentaram a documentação exigida no edital; e pouco mais de 50% estavam em situação regular no CadÚnico para garantir a isenção.

Ainda assim, o NC comemora o aumento de quase quatro vezes na quantidade de benefícios concedidos. “Acreditamos que o resultado obtido foi expressivo em vista dos 659 candidatos beneficiados ano passado. Mostra que continuamos no caminho certo para dar cada vez maior igualdade de oportunidades aos estudantes que buscam nossa Instituição”, afirma o diretor do NC, Mauro Belli.

Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Paraná