Número de vagas do ITA vai dobrar, anuncia ministro

Aloizio Mercadante disse que projeto começa em 2012 e já foi aprovado pela presidente Dilma

RIO – O número de vagas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) será duplicado, anunciou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante. A iniciativa já foi aprovada pela presidente Dilma Rousseff, disse o ministro, que participou de seminário na Ebape-FGV nesta sexta-feira.

O projeto é do diretor-geral da empresa espacial binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), brigadeiro Reginaldo Santos, ex-aluno e até mês passado reitor do ITA. Ele inclui a expansão do campus em São José dos Campos (SP) e a contratação de novos professores.

De acordo com Mercadante, o projeto será posto em prática já em 2012, mas ele não soube dizer quando as novas vagas serão disponibilizadas. No último vestibular, o ITA abriu 130 vagas. O ministro disse que a expansão do instituto – o principal centro de engenharia do país – é fundamental para reduzir o déficit de mão de obra qualificada do Brasil.

– Enquanto a China forma um engenheiro a cada quatro graduados, nós formamos um a cada 50.

O ministro também anunciou avanços no programa de intercâmbio de pesquisa científica Ciência sem Fronteiras, que pretende atender mais 40 mil alunos até 2014. Mercadante disse que alguns prêmios Nobel já confirmaram que virão lecionar e pesquisar no Brasil por um período de tempo. Entre eles está o suíço Kurt Wüthrich, laureado com o Nobel de química em 2002, que virá em breve para UFRJ.

Outro nome de peso que, segundo o chefe da pasta, está prestes a anunciar a vinda para o Brasil é o de Rosaly Lopes, brasileira que trabalha há anos na Nasa, agência espacial americana.