O bem sucedido lançamento da Carta-Compromisso

O lançamento da Carta-Compromisso: “pela garantia do direito à Educação de Qualidade“ foi um sucesso. Conforme antecipado em nosso site, o evento ocorreu hoje, dia 31/08, e vários setores da sociedade prestigiaram o evento. O objetivo da Carta-Compromisso é comprometer os candidatos a tratar com a urgência necessária as políticas públicas educacionais que garantam, efetivamente, o direito da Educação de qualidade para todos.

A carta promove seis desafios prioritários que dependem de compromissos políticos e, consequentemente, na execução de políticas públicas educacionais. Para executar as políticas públicas, de acordo com a carta, é preciso institucionalizar o sistema nacional de educação e os pilares desse sistema são o Plano Nacional de Educação – PNE e a lei de responsabilidade educacional. Finalmente, os quatro compromissos fundamentais dos candidatos para a educação são: financiamento da educação pública; valorização dos profissionais da educação; gestão democrática e a regulação.

Para Carlos Eduardo Sanches, Presidente da Undime, o processo de elaboração da carta foi um aspecto pouco valorizado. “Tão importante quanto o documento final foi o processo que pôde reunir trabalhadores, gestores organismos internacionais e conselho de educação e isso mostra a afinidade de discurso em torno da educação”, Sanches enfatizou que o lançamento da carta abriu uma janela de oportunidades.

O Professor Antônio Carlos Ronca, Presidente do Conselho Nacional de Educação – CNE, anfitrião do evento, que lançou a Carta-Compromisso, enfatizou a importância da carta se tornar um compromisso de todos os candidatos. “Precisamos que a educação seja assunto prioritário para o próximo governo e, tão importante quanto o evento de hoje, é que essa carta saia do papel”, enfatiza o Professor. Não são pessoas, é a sociedade civil quem faz isso e é fundamental para o desenvolvimento do nosso país, ressalta.

O Presidente da ANDIFES, Reitor Edward Madureira Brasil, assinou a Carta Compromisso e ressaltou a importância tanto da Carta-Compromisso quanto do evento em si. “É uma honra para a ANDIFES ter participado na elaboração de um documento que deve mudar a história da educação no Brasil”, o Reitor aproveitou para resumir o sentimento do colegiado. “Temos um corpo técnico muito preparado, agora precisamos da vontade política para fazer o processo sair do papel e acreditamos que, com esta carta, será possível”, finaliza.