O Enem 2009 foi aplicado. E agora? Tire dúvidas

Resultados saem no dia 5 de fevereiro de 2010.
Saiba onde conferir seu desempenho.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 foi aplicado neste final de semana (dias 5 e 6). Saiba mais sobre a prova: quando saem os resultados, de que maneira as universidades podem utilizar a nota e outras dúvidas.
 
1 – Quando sai a nota? Onde posso ver o resultado?

O resultado da prova (testes e redação) será divulgado no dia 5 de fevereiro de 2010 e estará disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
 
2 – Qual é a escala da nota? Como serão apresentadas? 
Haverá uma nota para cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas) e uma quinta nota para a redação. Pode ocorrer de, nos processos seletivos, as instituições utilizarem pesos diferenciados entre as áreas para classificar os candidatos, de acordo com os cursos escolhidos por eles.
 
3 – O candidato conseguirá calcular a sua própria nota?
Não. É preciso aplicar uma fórmula para chegar à nota em cada uma das provas. Um programa de computador fará o cálculo levando em consideração o padrão de resposta e não somente o número de acertos.
 
4 – Quais universidades federais adotarão o novo Enem como vestibular?
Cada uma vai adotar de acordo com o definido pelos seus conselhos universitários. É preciso checar junto a cada uma delas. O site do MEC traz uma mapa de adesão.
 
5 – Como será aplicado o novo Enem pelas universidades federais?

Há quatro possibilidades: o Enem como fase única; como primeira fase; para as vagas ociosas, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição. Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular.
 
6 – O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), proposto pelo MEC, admite a escolha de quantas opções?
O vestibulando poderá escolher entre três e cinco cursos, em três a cinco instituições de ensino no Sistema de Seleção Unificada. Ainda será definido pela Secretaria de Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC). O Sisu é um sistema informatizado, gerenciado pelo MEC, por meio do qual serão ofertadas vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições federais de educação superior dele participantes.
 
7 – Como o candidato acessará as informações sobre o Sisu? Quando estarão disponíveis?
De acordo com o MEC, o sistema será bastante similar ao utilizado para inscrição no ProUni e acessado pelo portal do próprio ministério. A expectativa é que esteja no ar nos dias consecutivos à divulgação do resultado do Enem – mas ainda não há data certa definida.
 
8 – Como se dará a seleção dos candidatos? E se houver empate?
O funcionamento do Sisu, o cálculo feito para a escolha dos ingressantes e as regras em geral deverão ser divulgadas nos próximos dias, ainda sem data certa, informou o MEC nesta segunda-feira (7).
 
9 – Como as universidades particulares vão usar a nota?

Cada universidade define a forma de utilização da nota. Algumas optaram por usar como um bônus, outras como nota para a 1ª fase. É preciso checar junto à instituição ou no manual do candidato.
 
G1