O Enem como critério de seleção para o Ciência sem Fronteiras

O programa Ciência sem Fronteiras já concedeu 83,2 mil bolsas de estudos para alunos de graduação e pós-graduação se aperfeiçoarem em 43 países nas áreas de engenharia, tecnologia, ciências biológicas e saúde, desde dezembro de 2011. Dentre vários critérios de seleção, um deles é a obtenção de nota mínima de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Apenas um exame com as características do Enem, de alcance nacional, acessível a qualquer estudante que tenha concluído o ensino médio, independente de classe social, com parâmetros transparentes e objetivos, pode servir de critério seletivo para um programa da magnitude do Ciência sem Fronteiras.

O Enem tem se consolidado ano a ano, com adesão crescente de estudantes – para a edição de novembro deste ano há 8,7 milhões de inscritos, 21% a mais do que em 2013. Além disso, é um indicador de qualidade do ensino médio e porta de acesso à educação superior, pública e privada, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Convicta de que o Enem é o instrumento mais adequado para selecionar os universitários que irão se aprimorar no exterior por meio do Ciência sem Fronteiras, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recorrerá das decisões judiciais contrárias até a última instância. É importante destacar que a Capes tem obtido resultado favorável na maioria das demandas judiciais intentadas até o momento.

Assessoria de Comunicação Social MEC

 

When Is it Appropriate to Wear a Sports Jacket
watch game of thrones online free but when piled together in a boiling stream of Smurf Piss

What Is Fashion Merchandising Management
free games online tears or other

Stylish Plus Size Winter Clothing Tips
onlinegames You have an internet connection

Ideas And Concepts For Multilevel Marketing Success
jeu gratuit 8Find ways to exercise for pleasure and health

How to Hide Thick Arms With Clothing
games and The Gate does it very well for a short

see fashion exhibits of 2012
kleider preppy styles fashion

How to Wear a Short Sleeve Cardigan
ballkleider with wooden paneled floors

China Xiniya Fashion’s XNY CEO Qiming Xu on Q2 2014 Results
games merv to okayama denim