O livro Fundamentos de Engenharia Hidráulica ganha 3º edição ampliada

O livro Fundamentos de Engenharia Hidráulica teve sua origem na constatação da ausência de um texto abrangente e atual em Hidráulica que atendesse as necessidades do aluno de graduação em engenharia Civil da UFMG. Na sua primeira edição, em 2002, vislumbrou-se a possibilidade de se atingir um objetivo mais ambicioso: um livro de Hidráulica que possibilitasse ao estudante de graduação em engenharia e aos estudantes de pós-graduação lato sensu e aos profissionais atuantes nas áreas de recursos hídricos e saneamento um texto básico de engenharia Hidráulica com uma abordagem simples, prática e moderna. Esta 3ª edição ampliou o tema de forma a atender também os estudantes de Engenharia Ambiental. Assim, foi introduzido um novo capítulo com tópicos relativos a Hidráulica Fluvial e transporte de Sedimentos.

A obra é estruturada em quinze capítulos, divididos informalmente em quatro partes. Inicialmente são revistos tópicos gerais de Mecânica de Fluidos, passando-se, em seguida, ao estudo do escoamento permanente em condutos forçados, abrangendo os sistemas de condutos, máquinas hidráulicas e as instalações de recalque. Na terceira parte efetua-se o estudo dos escoamentos livres em regime permanente, chegando-se, na quarta parte, a um contexto bastante pragmático, ao estudo de estruturas hidráulicas de uso frequente em engenharia e às instalações

 

Fundamentos de Engenharia Hidráulica

edição revista e ampliada

Márcio Baptista; Márcia Lara

Editora UFMG

Área: Engenharia Hidráulica;

Coleção: Ingenium

2002 – 1ª edição | 2003 – 2ª edição revista e ampliada

2006 – 1ª reimpressão

2010. 480p. ISBN: 978-85-7041-828-9

Preço: R$ 92,00

Sobre os autores:

Márcio Baptista é engenheiro civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte,1977. Doutor em Recursos Hídricos pela École Nationale dês Ponts ET Chaussées, em Paris, 1990. Professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais.

Márcia Lara é engenharia civil e mestre em Saneamento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, em 1974 e 1988. Doutora em Hidráulica pela Escola Politécnica da USP, em São Paulo, 2003. Professora do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais.