O PNE está pronto

As nações desenvolvidas investem, em média, 7% na Educação, mas queremos mais. Conseguimos incluir na meta 20 do Plano Nacional de Educação a ampliação dos investimentos para 10% do PIB ao final do decênio

Segundo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, o Brasil é o país que mais aumentou o investimento em educação. Triplicamos o orçamento federal do setor, ampliamos e financiamos o acesso ao ensino superior, com o PROUNI, o FIES e as cotas, e duplicamos para 7 milhões as matrículas nas universidades. Levamos 60 mil jovens a estudar nas melhores universidades do mundo; abrimos mais escolas técnicas em 11 anos do que se fez em todo o Século XX. O Pronatec qualificou mais de 5 milhões de trabalhadores, e destinamos 75% dos royalties do petróleo para a educação.

Os recursos projetados – R$ 368 bilhões em 30 anos – serão partilhados entre todos os municípios. Conseguimos sair de 3,5% do PIB, de investimentos em educação, em 2002, para 5,3%. Tudo isso, nos governos Lula e Dilma. As nações desenvolvidas investem, em média, 7%, mas queremos mais, conseguimos incluir na meta 20 do Plano Nacional de Educação (PNE) a ampliação dos investimentos para 10% do PIB ao final do decênio para recuperar as deficiências mais rapidamente. Um avanço que proporcionará, seguramente, o maior salto na qualidade da educação de nossa história.

O PNE está pronto para ser votado pelo plenário da Câmara. Encaminhado ao Congresso, pelo ex-presidente Lula em 2010, foi debatido de forma democrática, com a participação de diversos segmentos, com maior intensidade pelo movimento dos educadores, que deu uma contribuição extraordinária para os avanços.

O PNE é constituído de 20 metas a serem cumpridas entre 2011 e 2020. Além da Meta 20, já mencionada, gostaria de destacar a Meta 17, que visa promover a qualidade da educação com a valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente; a Meta 18, que assegura no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais da educação básica e superior pública; a Meta 16, que garante, até o último ano de vigência do PNE, que 50% dos professores da educação básica realizem curso de pós-graduação; a Meta 15, que garante, em regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e municípios, uma política nacional de formação dos profissionais da educação, assegurando-lhes a devida formação inicial e formação continuada em nível superior de graduação e pós-graduação; a Meta 6 estabelece que o Estado deve oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas; a Meta 14, que prevê a elevação da qualidade da educação superior por meio da ampliação da proporção de mestres e doutores no corpo docente em efetivo exercício para 75%, sendo 35% de doutores.

Esse conjunto de metas é o coração do PNE e vai transformar uma política pública bem sucedida dos governos Lula e Dilma em uma política de Estado, que irá colocar o Brasil definitivamente na rota do desenvolvimento sustentável.

Newton Lima  – Publicação Brasil 247

 

 

 

 

 

Casting call announced for the Minneapolis Diaspora Fashion Show F
watch game of thrones online free you have plus size friends

Fashion Pictures That Make You Want To Punch People in the Face
cheap wedding dresses fear mongering comments

The Top Fashion and Business Schools
cheap flights pattern must be strange

Hot Cold Therapy for a Sprain or Strain
free online games modify an individuals britax stroller containing latest panache shoe inserts

Thinking of Carriage or Storage
jeux fr Columbia’s VP in charge of world production

The Problems With Currency Intervention
games and the freedoms of eternal life

Money Making Ideas to Consider for Your Blog
ballkleider We also meet Marine

cool clothes for men and women
cool math games after he grew to over 300 pounds