Para evitar falhas, provas do Enem terão código de barras

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) planeja criar programas de certificação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta do órgão é elaborar esquemas para certificar a qualificação dos fiscais de provas e verificar se os locais de aplicação do exame cumprem os requisitos de qualidade exigidos pelo edital.
Para o ano que vem, quando teremos um tempo mais razoável para trabalhar, vamos propor ações que utilizam a experiência do Inmetro: programas para certificar a qualificação dos profissionais que trabalham nas salas de aplicação e outro para garantir que esses locais seguem os requisitos dos termos de referência determinados para o Enem”, explica Marcos Aurélio Lima, diretor da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro.

Segurança
O Inep também anunciou mudanças para garantir que o material seja impresso sem erros. Um novo dispositivo eletrônico será instalado na gráfica para detectar possíveis falhas e impedir que provas com defeito sejam entregues aos alunos. Por meio de códigos, uma máquina irá conferir se as provas estão montadas de forma correta ou se há erro no padrão de impressão.

No ano passado, um problema dessa natureza causou tumulto durante a aplicação. Um lote de 21 mil cadernos de prova amarelos apresentou erro na montagem. Eles não continham todas as 90 questões das provas de ciências da natureza e humanas. O MEC reaplicou o Enem aos alunos prejudicados, mas houve reclamações mesmo assim. Além do problema com os cadernos amarelos, os cartões de respostas também estavam com o cabeçalho das duas provas invertido.