Parceria entre o MEC e Unirio leva Euclides da Cunha a 12 localidades do Estado do Rio de Janeiro

Parceria entre o MEC e Unirio leva Euclides da Cunha a 12 localidades do Estado do Rio de Janeiro

O pensamento de Euclides da Cunha materializado em filme, exposição, livro e oficinas audiovisuais e de literatura, visando à inclusão educacional no Estado do Rio de Janeiro. Esse é o mote do projeto itinerante Caravanas Euclidianas, lançado na última sexta-feira, 9 de abril. Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD-MEC) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC), as Caravanas Euclidianas priorizam regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no trabalho que apresenta e debate leituras contemporâneas da obra de Euclides da Cunha (1866-1909), autor de “Os Sertões”, consagrado como um dos mais importantes escritores do século XX. Na prática, o projeto contempla uma exposição itinerante sobre o escritor; a exibição do primeiro filme inspirado na vida de Euclides, “A Paz é Dourada”, de Noilton Nunes; e uma oficina com palestras dinamizadoras e atividades de audiovisual em torno dos temas centrais de “Os Sertões” – a Terra, o Homem e a Luta –, destinadas a alunos do ensino médio de escolas da rede pública previamente selecionados. O projeto tem a coordenação de Regina Abreu, professora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO, que tem na equipe os cineastas Noilton Nunes, Maria Luiza Aboim e Carolina Paiva.

 

No dia 9 de abril, o lançamento do projeto contou com a participação do Diretor da SECAD-MEC, André Lazaro, da Reitora da UNIRIO, Malvina Tuttman, do Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Luciano Maia, da Coordenadora das Caravanas Euclidianas, Regina Abreu, e de representantes do Morro Santa Marta. A comunidade de Botafogo é apenas a primeira de 12 localidades contempladas pelo projeto. Até agosto deste ano, as Caravanas chegam à Maré e à Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, e aos municípios de Queimados, Carapebus, Saquarema, Duque de Caxias, Campos, Teresópolis, São Fidélis, Vassouras e Parati.

 

Veja o vídeo anunciando a chegada de Euclides da Cunha no Santa Marta:

http://www.youtube.com/watch?v=ly0uC8aAcwQ .

 

Calendário das Caravanas Euclidianas:

Dias 16 e 17 de abril – Queimados Dias 23 e 24 de abril – Maré Dias 7 e 8 de maio – Carapebus Dias 14 e 15 de maio – Saquarema Dias 21 e 22 de maio – Vila Isabel Dias 28 e 29 de maio – Duque de Caxias Dias 18 e 19 de junho – Campos Dias 6 e 7 de agosto –  Teresópolis Dias 13 e 14 de agosto – São Fidelis Dias 20 e 21 de agosto – Vassouras Dias 27 e 28 de agosto – Paraty

 

Compartilhar