Parceria UNIFEI e UNIFAL com trabalhos iniciados

Parceria UNIFEI e UNIFAL com trabalhos iniciados

A visita de uma delegação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), liderada pelo seu reitor, professor Renato Nunes, a unidade de Poços de Caldas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), marcou o início dos trabalhos de cooperação técnica científica entre as duas instituições, visando identificar formas inovadoras conjuntas. Foi realizado um Seminário de Oportunidades, onde representantes das universidades apresentaram suas propostas e a primeira reunião do Grupos de Trabalhos interinstitucional.

Os Grupos foram montados de acordo com as áreas das universidades, a exemplo da Graduação, Pós-graduação, Extensão, Pré-incubação, Empreendedorismo e Inovação, Administração e Coordenação Estratégica da Parceria, este composto pelos dois reitores e os dois vice-reitores das instituições: reitor Renato Nunes e vice-reitor Paulo Shigueme (UNIFEI) e reitor Paulo Márcio de Faria e Silva e vice-reitor Edmer Silvestre Pereira Júnior (UNIFAL). Ficou acertado durante o encontro que até março de 2011 será realizado um Seminário de Oportunidades para apresentação dos resultados das ações referentes ao segundo semestre deste ano. Cada Grupo de Trabalho deverá dar encaminhamento até setembro deste ano as propostas de planejamento de suas respectivas ações.

Além do reitor e do vice-reitor, fizeram parte da delegação da UNIFEI o chefe de Gabinete da Reitora, professor Elzo Alves Aranha; os pró-reitores de Cultura e Extensão Universitária, professor Paulo Roberto Labegalini; de Pesquisa e Pós-graduação, professor Renato da Silva Lima; o pró-reitor adjunto de Graduação, professor Robson Luiz Moreno; o diretor de Emprendedorismo, professor Fábio Roberto Fowler e o diretor de Inovação, professor Fred Leite Siqueira Campos.

As possíveis parcerias estão centradas em alguns pontos como a participação de docentes da UNIFEI como colaboradores em programas de pós-graduação da UNIFAL, a participação de docentes da UNIFAL como colaboradores em programas de pós-graduação da UNIFEI; a elaboração de propostas conjuntas de novos cursos de pós-graduação em áreas atualmente não contempladas das duas instituições, baseado na experiência de pós-graduação multicentros da UNIFAL, a colaboração entre programas de pós-graduação já existentes em ambas universidades.

Na área de Responsabilidade Social (Extensão) foram apresentadas propostas como a parceria cultural, onde os eventos artísticos percorreriam o circuito Itajubá, Alfenas, Poços de Caldas e Varginha no mesmo fim de semana, como forma de minimizar custos, o repasse pela UNIFEI da metodologia do Seminário de Oportunidades, iniciando com um evento desse tipo envolvendo as instituições e o auxílio na estruturação de uma incubadora na UNIFAL nos moldes da Intecoop/ UNIFEI.

Já no setor de Gestão Universitária (Administração) será ministrado curso de capacitação em empreendedorismo e inovação na própria gestão universitária que contará com a participação de professores, colaboração entre servidores, compartilhamento dos bancos de problemas e soluções e colaboração no Comitê Estratégico de aconselhamento de Projetos. Várias ações também serão implementadas nas áreas de pré incubação, além da implantação do Programa Universidade Empreendedora. As duas universidades também deverão realizar projetos conjuntos voltados para a Rota Tecnológica 459.

Compartilhar