Pedro Hallal, novo reitor da UFPel, toma posse em Brasília

Na tarde desta quarta-feira (11), o professor Pedro Rodrigues Curi Hallal tomou posse como reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em solenidade no Ministério da Educação (MEC). Na ocasião, também foram empossadas as reitoras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Cleuza Maria Sobral Dias, e do Instituto Federal Farroupilha, Carla Comerlato Jardim.

Foi justamente sobre o simbolismo regional da posse conjunta que o novo reitor iniciou seu discurso, salientando a importância das instituições de ensino superior para o interior do Rio Grande do Sul. Na sequência, Hallal fez um apelo voltado à necessidade de investimentos na educação superior pública brasileira. Segundo ele, apesar de o Ensino Fundamental beirar a universalidade, há um “funil” entre aqueles que finalizam o Ensino Fundamental e começam Ensino Médio e, além disso, outra baixa entre os que finalizam o Ensino Médio e conseguem ingressar no Ensino Superior. “Se o Brasil quer realmente ser considerado uma potência educacional, precisa diminuir o abismo entre os jovens que completam o Ensino Médio e os que vão para o Ensino Superior. E a melhor forma de fazer isso é investir constantemente na universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada”, destacou.

Durante a solenidade, Hallal esteve acompanhado de seu vice-reitor, Luís Isaías Centeno do Amaral, e da esposa, também professora da UFPel, Andréa Dâmaso. O reitor que se despediu do cargo, Mauro Del Pino, participou da cerimônia junto ao diretor de gabinetes de sua reitoria, Paulo Koschier.