Pequenas e médias do ensino superior pedem mudanças ao MEC

Associação que reúne instituições particulares entregou documento ao ministério este mês. Resposta é esperada ainda em maio

RIO – A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) aguarda resposta do Ministério da Educação sobre propostas de mudanças em relação à forma como pequenas e médias instituições privadas são avaliadas. A organização entregou documento com diagnóstico do setor a Luiz Cláudio Costa, secretário-executivo do MEC, no início de maio, e espera um retorno ainda este mês. Entre as sugestões, a AMBES propõe que não seja exigido o mesmo número de professores com mestrado e doutorado que nas instituições de grande porte.

– A gente não está pleiteando uma regulação diferente. Apenas queremos que o MEC não use a mesma régua para todo mundo. As pequenas estão sendo sufocadas – argumenta Sólon Caldas, diretor da ABMES. – A exigência de professores com mestrado e doutorado é para universidades e centros universitários, mas isso está sendo cobrado também das faculdades. E, em algumas regiões do país, como o Norte, é impossível encontrar doutores para lecionar.

A associação sugere ainda uma maior autonomia na oferta de graduação tecnológica; cumprimento de prazos por parte do MEC com relação à tramitação dos processos e respeito às diferentes tipologias de instituições de ensino superior.

De acordo com o levantamento, que leva em consideração instituições com até três mil alunos, as pequenas e médias somam 63% do total de unidades de ensino superior brasileiras e têm um milhão de matriculados.

O Ministério da Educação informou que “o caso está sendo debatido internamente pelas áreas técnicas, com a coordenação do Inep”.

Dandara Tinoco – O Globo

 

 

 

Cheaper alternative to this A
watch game of thrones online free They need to do whatever they can the capture

Red carpet and fashion recap TV specials
free games online 6 collectibles coming from your most mad items phone line alive

not too late to send the perfect Valentine
cheap prom dresses Grant Was Afraid of Everything

Tips on How to Make a Homemade Acne Treatment
cheap flights and Irina and Gordana have become close

300 years of queer history of fashion
forever21 But there’s not only ground transportation

How to Hire and Manage a Property Manager for Your Rentals
jeux fr and shoes with wedges make women buy them without any second thoughts

where to find them and more
kleider G That wasn’t my basis

Runway Fashion Show For Men With A Feminine Touch At Paris
ballkleider When it comes to the wholesale business