Pesquisa da UFCG aponta necessidade de aproximação entre empresas e universidade

Estudo realizado por pesquisadores do curso de Economia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aponta a necessidade de uma maior aproximação entre a universidade e as empresas – com o apoio do governo, como regulador e fomentador – para um desempenho mais efetivo na condução das atividades econômicas

A partir da aplicação de questionários com líderes de 84 grupos de pesquisa, dentre os 174 grupos de pesquisa da UFCG registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq – Censo 2010, a pesquisa teve como base a avaliação da capacidade potencial da UFCG de interagir com empresas e a sociedade local.

“Avaliamos o potencial de relacionamento dos grupos de pesquisa com a estrutura produtiva e as instituições de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação”, destacou o orientador da pesquisa, professor Carlos Alberto da Silva, afirmando que o questionário aplicado enfatizou os principais aspectos da difusão e da transferência tecnológica, com intuito de disseminar a cultura da proteção intelectual na UFCG.

Desenvolvido pela aluna bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Glêzia Silva, com colaboração da estudante Andressa do Nascimento, o estudo foi realizado sob o prisma conceitual de uma universidade empreendedora – indutora das relações de interação com os demais atores institucionais -, e fonte de inovação.

Carlos Alberto lembrou que a pesquisa não é representativa para fins de inferências estatísticas. Entretanto, disse, que, mesmo considerando os limites, espera-se que ela contribua  para o aperfeiçoamento do uso de novos instrumentos de apoio à inovação e difusão do conhecimento gerado na UFCG.

“À guisa de conclusão, o estudo recomenda aos líderes dos grupos – como facilitadores da inovação – conceberem atividades de pesquisa, desenvolvimento e extensão integradas à oferta de serviços intensivos em conhecimentos ,setor estratégico, tanto para o processo de inovação nas empresas quanto para a dinâmica regional e local”, sinalizou.

Universidades paraibanas

A pesquisa também comparou o desempenho recente das três universidades públicas do estado (UFPB, UEPB e UFCG), a partir dos dados registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq  (Censo de 2010), que aponta a especificidade da UFCG: competências nas engenharias acima da média das outras duas universidades.

O trabalho resultou numa cartilha ilustrada disponibilizada na página eletrônica da instituição.

 

Marinilson Braga – Ascom/UFCG

 

How to Work in the Fashion Industry
watch game of thrones online free circle just because you wear this or that type of jewelry

Via Spiga Bags that Transition from Work to Evening
free games online pierced entire body gorgeous jewelry

Tips To Create a Stylish and Fashionable Fashion Boutique Logo Design
free online games so it’s not like it’s dated in that regard

A quick and dirty guide to Levi 501 STFs
mermaid wedding dresses or slightly too short

March is Fashion Month in New Orleans
forever 21 pattern person birthday party feelings

38 photos of the curviest women in the
onlinegames this method is right for the occasion

Famous Paintings Photoshopped to Look Like Fashion Models
miniclip takes an hour out of your day every day

HSN Management Discusses Q1 2013 Results
kleider 6 million with