Pesquisa da UNIPAMPA representou Brasil em Colóquio Internacional

Pesquisa da UNIPAMPA representou Brasil em Colóquio Internacional

O professor Thomas Josué Silva, do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) apresentou dois trabalhos no X Colóquio Internacional da Rede de Antropologia Médica (REDAM) da Comunidade Européia, no mês de junho. O evento foi sediado na cidade espanhola de Tarragona e foi coordenado pelo professor Angel Martinez, da Universitat Rovira i Virgili (La Universitat Publica de Tarragona).

O tema do colóquio deste ano foi “De la evidencia a la narrativa en la atención sanitaria – Biopoder y relatos de aflicción”, e o trabalho apresentado pelo professor Thomas Josué chama-se “O dizível e o indizível: o cotidiano dos trabalhadores do lixão de Uruguaiana”. E é neste último título que está a história que levou a UNIPAMPA a representar o Brasil no evento.

Observação do cotidiano

O relato apresentado pelo professor Thomas trata de uma pesquisa antropológica realizada junto com acadêmicos do curso de Enfermagem desde 2008. O objetivo era conhecer e registrar o dia-a-dia de cerca de 70 catadores de material reciclável no aterro sanitário de Uruguaiana, mas com o andamento da observação, outras possibilidades surgiram. Segundo o professor, o trabalho de pesquisa está ligado ao Laboratório Interdisciplinar de Saúde Coletiva do Campus Uruguaiana que, por sua vez, tem vínculo com o Laboratório de Atenção Psicossocial da Fiocruz. O Laboratório da UNIPAMPA congrega aportes qualitativos ao estudo da saúde, incluindo até mesmo contribuições das artes.

Uma mostra fotográfica, apresentada em 2008 no Centro Cultural de Uruguaiana e em 2009 no Salão de Iniciação Científica da UNIPAMPA, revelou toda uma realidade difícil e que era, ao mesmo tempo, motivadora de mudança. A possíbilidade aumentou com uma visita dos catadores ao Campus Uruguaiana em 2009, quando ocorreu o encontro dos trabalhadores com autoridades municipais e estaduais relacionadas às questões ambientais e sociais. Um resultado prático, e inesperado, surgiu dessa pesquisa: a constituição de uma Associação de Catadores na cidade, com novos horizontes à vista. “A partir de um trabalho acadêmico se visibilizou um tensionamento e, com isso, novas possibilidades para esse grupo. O trabalho tomou uma proporção que não imaginávamos”, comenta Thomas.

Como consequência da divulgação do projeto, o professor foi convidado a apresentar o trabalho no Colóquio do REDAM e a ministrar um curso, como docente convidado, no Departamento de Antropologia da Universitat Rovira i Virgili. Durante o colóquio, o professor Thomas também apresentou trabalho embasado na pesquisa realizada no seu doutoramento. O contato também permitiu viabilizar a vinda do professor Angel Martinez para ministrar conferências no Campus Uruguaiana nos dias 27 e 28 de julho, com o tema “Medicalização da vida: aportes socioantropológicos na sociedade contemporânea”. Um acordo de cooperação entre a universidade espanhola e a UNIPAMPA também está na agenda da viagem.

Compartilhar