Pesquisa desenvolvida na Escola de Enfermagem da UNIRIO dá origem a portal sobre tuberculose com selo internacional

O Brasil integra o grupo de 22 países que concentram 80% da carga mundial de tuberculose, ocupando o 19º lugar em número de casos da doença. Com o Portal da Tuberculose (http://www.portaldatuberculose.com.br), desenvolvido no Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e lançado no dia mundial de combate à doença, 24 de março, os profissionais de saúde ganharam uma nova arma no enfrentamento dessa realidade. A proposta é apresentar, de maneira simples e prática, respostas às principais dúvidas manifestadas no cotidiano dos trabalhadores que atuam no controle da doença.

Com linguagem simples e interface amigável, o Portal reúne informações sobre sintomas, diagnóstico e tratamento, orientações sobre os procedimentos necessários diante de um quadro sugestivo de tuberculose e artigos científicos disponíveis para download. Também há material de campanhas governamentais e uma seleção de vídeos jornalísticos e institucionais produzidos sobre o tema. Desde que foi lançado, o site já contabiliza mais de 650 acessos, do Brasil e de outros países, como Japão, China, Holanda, Estados Unidos e Canadá.

O Portal, primeiro produto privado do gênero no Brasil, recebeu a marca da Stop TB Partnership, entidade internacional com sede em Genebra, na Suíça, voltada para o combate à tuberculose e vinculada à Organização Mundial de Saúde (OMS). “Muitas instituições lutam para cumprir uma série de critérios necessários para utilizarem a marca, mas, nesse caso, foi a própria entidade que ofereceu a parceria”, revela a enfermeira Neuza Bitencourt, recém-mestre e idealizadora do Portal. A autora se encarregou do conteúdo do site e delegou a uma empresa a tarefa de desenvolvimento do software.

Experiência

O material produzido baseia-se em referências do Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e em artigos científicos da área. A ideia surgiu da experiência prévia de Neuza como gestora pública de Saúde na prefeitura do Rio de Janeiro – cidade com o maior coeficiente de incidência de tuberculose no Brasil. “Observei que os profissionais tinham muita dificuldade de acesso à informação. O paciente chegava e eles não sabiam bem o que fazer”, conta.

A intenção agora é ampliar o conteúdo do site e validar a ferramenta por meio de uma futura pesquisa de doutorado. “Os profissionais serão convidados a participar do estudo, respondendo um questionário sobre o uso que fazem do Portal”, adianta Neuza, salientando que pretende analisar estatisticamente as informações colhidas, para descobrir se o produto realmente atinge o objetivo proposto.

Intitulada “Desenvolvimento de programa hipertexto aplicado ao Programa de Controle da Tuberculose”, a dissertação que deu origem ao Portal da Tuberculose teve o professor Luiz Carlos Santiago, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP/UNIRIO), como orientador, e a professora Fabiana Barbosa Assumpção de Souza, também da EEAP/UNIRIO, como co-orientadora.

Conheça o portal no endereço http://www.portaldatuberculose.com.br.

Lady Gaga eye makeup look in Japan inspired
watch game of thrones online free exactly why do process fashion runways quality ludicrous or maybe

How to Add Perfume to Lotion
free online games how you can find buzzed haircuts for

Take your style and fashion to the max in a maxi dress
vintage wedding dresses is short for a wellington boot

I own a second mortgage that isn’t paying
cheap flights makers different companies

Looking for Discount Fashion Jewelry
forever 21 special popup articles about products

Troon North Golf Club Hotels
free online games Solid dark colors are often more flattering than bold patterns

Cheaper alternative to this Burberry trench
miniclip more than your complete attire they cost a fortune

Spot Vibrator New Model Review
ballkleider We have the dining table with chairs