Pesquisa sistematiza manifestação cultural quilombola

O jornalista, teólogo e mestrando da UFT, Wolfgang Teske, lançará, no próximo dia 8 de abril, na comunidade quilombola Lagoa da Pedra, no município de Arraias, o livro "A roda de São Gonçalo na comunidade quilombola da Lagoa da Pedra em Arraias", no qual relata, como estudo de caso, o processo de comunicação através das manifestações folclóricas e suas relações com a mídia (folkcomunicação) daquela comunidade.

Ilustrado com imagens fotográficas de Emerson Silva, da Fundação Cultural do Tocantins – que patrocina o livro, a pesquisa de Teske revela uma faceta cultural inédita, ao retratar e sistematizar a Roda de São Gonçalo. "É uma manifestação que ocorre apenas nesta comunidade, que foi a primeira comunidade quilombola reconhecida no Tocantins", pontua o pesquisador.

O livro, de 150 páginas e publicado pela Editora Kelps, tem ainda o apoio da Universidade Federal do Tocantins, e das secretarias estaduais de Cidadania e Justiça (Seciju) e do Planejamento (Seplan).

Teske destaca que este é o primeiro livro de quatro que pretende lançar, todos sob a ótica do trabalho desenvolvido por cerca de dois meses na comunidade, onde ele chegou a praticamente morar. "Uma segunda obra tratará da pesquisa em si, e será foco de trabalho do Mestrado em Ciências do Ambiente na linha da Cultura e Meio Ambiente, da UFT; o terceiro livro terá teor jornalístico, sobre a comunidade e o desenvolvimento da pesquisa; por fim, o último livro será fotográfico, onde também retrataremos a comunidade e a pesquisa", revela Teske.

Promessa – O pesquisador diz que a dança de São Gonçalo não ocorre em data fixa, mas ocorre sempre como pagamento de promessa ao Santo – "que não é reconhecido pela Igreja Católica como santo", pontua. A dança, diz o autor, é na realidade um conjunto de ações que passa pela preparação, divulgação, montagem da Roda, recepção aos participantes, ensaios, paramentação e outros.

"É uma manifestação cultural única, que remonta aos anos 1200 em Portugal. É uma tradição católica européia que recebeu influência afro e sempre foi repassada de forma oral. Também, pela primeira vez, fez-se o registro em áudio das canções, que também foram decupadas e colocadas no livro", afirma o autor.

Segundo Teske, em Arraias, como a Dança é muito específica ("apenas para pagamento de promessa", lembra o autor), para o lançamento do livro, os moradores da comunidade farão só a marcha inicial. Durante a programação dançarão a sússia, com as crianças também fazendo apresentações e músicas da banda da Polícia Militar. Também ocorrerá o lançamento de um projeto de capoeira, com o Mestre Fumaça, de Arraias. "Cada família da comunidade receberá um livro, e haverá também um vernissage quilombola, com produtos locais", revela Teske.

Lançamentos – Na Capital, o livro será lançado no dia 6 de maio, durante a 2ª Conferência Regional da Igualdade Racial, na OAB, e também na Praça dos Girassóis, durante o salão do Livro, previsto para os dias 8 a 17 de maio.

Teske diz que os recursos da venda dos livros serão revertidos, integralmente, para projetos de educação na comunidade Lagoa da Pedra. O livro será vendido a R$ 20,00.

Outras informações, tanto sobre o livro quanto sobre o evento em Arraias, podem ser obtidas diretamente com o autor, através do telefone 63-8403-4291 ou pelo email wolf_teske@hotmail.com.