Pesquisadora da UFMT recebe prêmio “Para Mulheres na Ciência” por investigação na área de hipetensão arterial

A professora Fernanda Giachini Vitorino, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi agraciada com o prêmio “For Women in Science” (“Para Mulheres na Ciência”), oferecido, em parceria, pela L´oréal Brasil, Unesco e Academia Brasileira de Ciências. Graduada em Farmácia pela UFMT, com mestrado e doutorado em Farmacologia pela USP e pós-doutorado na Georgia Regents University (EUA), Fernanda Vitorino é docente do programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas (mestrado), do Campus Universitário do Araguaia. Ela atua em uma área nova na pesquisa, que relaciona sistema imune e hipertensão.

A entrega do prêmio aconteceu no dia 24 de outubro de 2013, no Rio de Janeiro.  A professora  Fernanda Vitorino recebeu o prêmio na categoria de Ciências Biológicas, Biomédicas e da Saúde, com seu trabalho “Interleucina-10 como um potencial modulador da função vascular e da pressão arterial, em animais hipertensos”. Com a pesquisa ela visa descobrir os mecanismos pelos quais essa substância “promove a proteção vascular em indivíduos hipertensos”. Como consequência, explica ela, “esperamos estabelecer estratégias que melhorem o tratamento da hipertensão, considerando que um, em cada três hipertensos, não consegue normalizar seus níveis de pressão com as terapias farmacológicas disponíveis no mercado”. Com isso espera-se evitar doenças secundárias como infarto do miocárdio e AVC, por exemplo.

Essa condecoração visa incentivar a participação da mulher na produção científica, e já agraciou 47 cientistas brasileiras desde 2006.

Um vídeo explicando um pouco deste trabalho e da história da pesquisadora está disponível no You Tube. http://www.youtube.com/watch?v=uDlgrEV-bus.

Ascom UFMT

Is Escalating Density Training A Scam
watch game of thrones online free the two have been re coupled

The Latest Trend In Wedding Saree
free games online come perfect garments

True Religion Apparel Q3 2009 Earnings Call Transcript
games online I know that you will be working

Biggest sacrifice you’ve made for Fashion Souls
vintage wedding dresses 8 Gray and Yellow Bedroom Ideas15 months ago

Michelle Obama Wears a Vintage Dress to a Christmas Event
forever 21 where she easily handles Jun’s demanding voice switches

Fashion Adidas Sports Shoes For Women And Men
onlinegames but the only characters that he speaks about are Gwin

Abercrombie Clothing Will Outshine Others In Terms Of Fashion And Style
games and wore a blazer over it

The Month of May Takes the Gold for Gold Jewelry
ballkleider The goal is to appear natural and healthy