Pesquisadores da UFMT desenvolvem livro infantil sobre o coronavírus

Com o objetivo de levar conhecimento científico às crianças, pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Sinop, desenvolvem livro infantil com informações a respeito da COVID-19. A obra contextualiza conceitos da microbiologia e aborda a origem do vírus, as formas de contágio, iniciativas para prevenção e os sintomas da doença.

O livro integra o projeto de extensão MT Ciência, que visa popularizar os conceitos científicos estreitando os laços entre a Universidade e a sociedade. A série Pequenos Cientistas já publicou exemplares que aprofunda sobre os mosquitos, percevejos e besouros. Nesta edição sobre o coronavírus, os professores apresentam conhecimentos fundamentas para a compreensão da doença.

“É desafiador pegar o conhecimento científico e simplificar para que as crianças compreendam a sua totalidade. Porém, isso tem uma importância fundamental para que a alfabetização aconteça de forma efetiva. Nós queremos auxiliar na formação de novos cientistas no Brasil”, afirma uma das autoras da obra, professora Roberta Martins Nogueira.

De acordo com a docente, a equipe de pesquisadores foi formada por professores de diferentes áreas, com o intuito de aprofundar o saber técnico. Foram elaboradas perguntas que seriam respondidas ao longo do livro e, após as respostas, o exemplar foi encaminhado para o conselho editorial para ter o parecer pedagógico.

Também participaram do desenvolvimento do livro as professoras Fabiana Donofrio, Roberta Vieira de Morais Bronzoni, o professor Evaldo Martins Pires e a médica especialista em imunologia, Leticiane Munhoz Socreppa.

Acesso o livro por meio do link.