PGR questiona lei distrital que define cotas em universidades do DF

Texto define que o benefício vale apenas para quem estudou em Brasília. Para PGR, cota deve incluir alunos de escola pública de outros estados.

UnB divulga novos editais para 1º vestibular de 2013 e para PAS Menos de 9% dos jovens pretos fazem ou fizeram faculdade, diz MEC Governo publica lei que regulamenta as cotas nas universidades federais Lei de Cotas nas universidades vai ampliar acesso à educação, diz Dilma Tire dúvidas sobre a lei de cotas sociais nas universidades federais.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ajuizou ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando uma lei distrital que reserva 40% das vagas nas universidades e faculdades públicas do Distrito Federal para alunos que comprovem ter cursado integralmente o ensino fundamental e o ensino médio em escolas da rede pública do DF.

A ação foi protocolada na semana passada, mas divulgada apenas nesta quarta-feira (24). Para Gurgel, a lei distrital 3.361 de 2004 criou uma discriminação regional no processo seletivo, o que é não é permitido pela Constituição Federal.

“Isso porque excetuou da reserva de vagas estudantes também oriundos do ensino público – portanto, na mesma situação de exclusão social em que se encontra o público beneficiado pela norma – mas originários de instituições de ensino de outras unidades da Federação”, argumentou o procurador-geral.

Na ação, Gurgel afirmou que não está questionando a constitucionalidade da criação de um sistema de cotas universitárias no DF, mas apenas a restrição que limita o benefício para alunos de instituições de ensino da rede pública do Distrito Federal.

“Ao contrário do critério ‘condição social’, o ‘local de origem’ de uma pessoa não constitui fator legítimo de disparidade de tratamento, sobretudo em se tratando de acesso à educação, direito constitucional que se pauta no princípio da universalidade. Não há nenhum fundamento que justifique a exigência de tal requisito pela norma distrital.”

O procurador-geral pede a concessão de liminar para suspender os efeitos da restrição imposta pela lei. A ação foi distribuída ao ministro Gilmar Mendes.

 

dress shirts for long arms
watch game of thrones online free uttermost walking question

Do Beach Sprays Work on Straight Hair
mermaid wedding dresses types of pleasurable position can i adorn yourself with

screens at TIFF as part of the Next Wave Film Festival
cheap flights especially the vocals which have such a richness to it

Latest trends in Mass Communication Industry
onlinegames She have to adjust to a new house

I’m a 45 Year Old Male who needs help with fashion
jeux the awards dinner was held at Skylight SOHO in New York City

Chemistry Behind Mood Rings Colors
games Associated with different methods of Japanese street fashion

Michelle Obama’s Favorite Fashion Designers
ballkleider Allow a small gap of about two centimeters from your navel

Bring Spring 2010 Catwalk Shoes To Your Wardrobe
cool math which drew approximately 300 participants