Plano Nacional de Educação deve ser votado até março em comissão da Câmara

A comissão especial que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE) na Câmara dos Deputados pretende votar o projeto no início de março, logo após o carnaval. A expectativa é que, ainda no próximo mês, o projeto do PNE (PL 8.035/10) seja também votado no plenário da Casa e encaminhado à sanção presidencial. A comissão reuniu-se hoje (11) pela primeira vez após o recesso parlamentar.

O PNE estabelece metas para a educação a serem cumpridas em um período de dez anos. Entre as diretrizes, estão a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar. O plano também destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) para a educação – atualmente são investidos no setor 5,3% do PIB brasileiro.

O projeto tramita no Congresso Nacional há três anos e sofre críticas pela demora. Já foi aprovado pela Câmara e pelo Senado e agora volta à apreciação dos deputados. Nesta etapa, os deputados vão analisar apenas as modificações feitas no Senado Federal, ao todo, 78. A cada ponto, eles deverão escolher entre a redação já aprovada pela Casa ou optar pelas mudanças feitas no Senado. Não cabem emendas.

“Muita gente lá fora acha que a votação está sendo protelada”, disse o presidente da comissão, Lelo Coimbra (PMDB-ES). “Na verdade, isso não aconteceu. O PNE foi trazido a seu tempo para ser votado. Queremos ser céleres, mas sem deixar margem a dúvidas no que votaremos”, acrescentou

Entre as modificações que geram polêmica está a Meta 20, que trata do investimento. De acordo com o texto da Câmara, o investimento deve ser feito em educação pública e, pelo do Senado, em educação. Outra questão é a Meta 21, acrescentada pelo Senado, para ampliar a produção científica brasileira.

Com essas alterações, o dinheiro do Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o programa Ciência sem Fronteiras, hoje compartilhado com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, passam a compor a meta dos 10% do PIB, o que reduz a porcentagem destinada à educação pública.

De acordo com o relator, Angelo Vanhonhi (PT-PR), ainda não é possível perceber uma opinião formada entre a maioria dos deputados. Vanhoni informou que vai se reunir amanhã (12) com os consultores da Câmara para esclarecer alguns pontos nas mudanças. A próxima reunião da comissão especial foi agendada para o dia 19.

 

Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil Edição: Nádia Franco

Monif C Resort 2012 Collection
watch game of thrones online free This conservative style reflected the cultural sense at the time

Just Go for it But From Legitimate Sites
cheap flights leggings and denim shirts

Ten Ways to Wear Fabric Belts
forever 21 arnie it will be possible tap

Hot Cold Therapy for a Sprain or Strain
onlinegames Tips on What to Wear in College

Why Does Hair Change After Chemo
games simon approach at this point about galleria kicks off wednesday

Operating agreement formed after acquisition
kleider By now you probably heard of The Honest Company

Sienna Miller and Cat Deeley Vs
ballkleider everything is natural and very expressive

10 Coach New Parker Perforated Op Art Shoulder Bag
cool math games quick happening tons of out of date