Poeta “Canelinha” tem livro editado pela Editora da UFU

A Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) vai lançar, no dia 2 de junho, o livro “Sonho de um repentista: versos do poeta logogrífico Canelinha (Manoel Pereira de Oliveira)”. A cerimônia acontecerá no anfiteatro D, do bloco 5 O, às 19h, no Campus Santa Mônica.

 

A obra traz 75 poemas de Canelinha que, aos 87 anos, também é cantor, escritor, violonista, escultor e pintor. Paraibano, o poeta veio para o Triângulo Mineiro em 1951 deixando a seca para trás, mas trazendo toda carga cultural nordestina. Conforme o texto introdutório do livro, no seu trabalho percebe-se “a musicalidade peculiar do repente e a forma gráfica do cordel”.

 

O termo “logogrífico” vem de “logogrifo”, o qual é explicado pelo próprio poeta como “algo difícil, complexo, que não dá para se entender facilmente”.  Assim é como Canelinha vê a vida. “A poesia dele é um jogo para o leitor decifrar”, avisa Elzimar Fernanda Nunes Ribeiro que, com Enivalda Nunes Freitas e Souza – ambas professoras do Instituto de Letras e Linguística da UFU –, organizou os poemas em livro.  “É uma poesia sobre a vida dele também”, completa Elzimar Ribeiro.

 

Com a edição desta obra, a Edufu destaca a importância da cultura popular e homenageia a produção literária da região do Triângulo Mineiro.