Polo de Penedo da Ufal promove II Encontro Internacional de Turismo

Polo de Penedo da Ufal promove II Encontro Internacional de Turismo

A cidade de Penedo sedia no dia 28 de abril, a partir das 8h30, o II Encontro Internacional de Turismo, no auditório do Sindicato dos Funcionários Públicos. Com o tema central “Turismo: Caminhos da Política Pública à Pesquisa Científica”, o evento tem como público-alvo estudantes de Turismo, Administração e Ciências Sociais, além de professores e pesquisadores, e é promovido pelo Curso de Turismo do Polo Penedo da Universidade Federal de Alagoas.

O encontro integra o projeto de cooperação internacional “Políticas Públicas de Turismo no Brasil: planificación y desarrolo de rutas turísticas sostenibles em la Región de los Lagos”, que no país, tem Alagoas como único Estado contemplado. A coordenadora dos estudos locais é a professora Silvana Pirillo Ramos, do curso de Turismo do Polo Penedo. As inscrições serão feitas no local do evento, que comporta 320 pessoas, no mesmo dia de sua realização.

O II Encontro Internacional objetiva apresentar pesquisas realizadas nas ciências humanas sobre as propostas e resultados de políticas públicas de turismo, promovendo reflexões sobre planejamento turístico e governança local, além de estimular o debate sobre as concepções de desenvolvimento, sustentabilidade, assim como os impactos gerados nas sociedades locais em decorrência do turismo como atividade econômica. O evento visa ainda construir uma análise da administração pública de turismo e o atual Programa de Regionalização do Turismo- Roteiros do Brasil e os Arranjos Produtivos Locais no Estado de Alagoas.

De acordo com Silvana Pirillo, a realização dos debates na área tem ainda como objetivos consolidar a política de Cooperação Internacional, através da interação e troca de conhecimentos entre a Universidade Girona – Espanha e a Universidade Federal de Alagoas, e estreitar relações de parcerias em processos de investigação científica.

A palestra de abertura será feita pela professora Silvana Pirillo, que apresentará o projeto de pesquisa da Cooperação Internacional e resultados preliminares dos estudos que coordena. São ainda palestrantes do evento os professores Lluis Mundet I Cerdan, Esther Martinez, Dolors Vidal e Maria Clara Dias, da Universidade de Girona, e Alan Cursino e Marcelo Ribeiro, docentes do Polo Penedo.

 

Compartilhar