Portaria institui áreas de atuação do Ciência Sem Fronteiras

Os Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCIT), publicaram a portaria nº 1, interministerial, que institui as áreas e temas prioritários de atuação do Programa Ciências Sem Fronteiras. De acordo com o documento, caberá à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), definirem a pertinência das candidaturas às diversas áreas e temas, conforme o curso de origem dos candidatos.

Na portaria estão descritas 18 áreas e temas, são elas: engenharias e demais áreas tecnológicas; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biométricas e da saúde; computação e tecnologias da computação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; petróleo, gás e carvão mineral; energias renováveis; tecnologia mineral; biotecnologia; nanotecnologia e novos materiais; tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais; biodiversidade e bioprospecção; ciências do mar; indústria criativa; novas tecnologias de engenharia construtiva; e formação de tecnólogos.

O Programa Ciências Sem Fronteiras foi lançado em 2011 em parceria entre o MEC e o MCTI e já concedeu cerca de 18 mil bolsas. A meta é oferecer 101 mil até 2015 – 75 mil por parte do governo federal e as demais com ajuda da iniciativa privada. Pelo programa, estudantes de graduação e de pós-graduação podem fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o Ciência sem Fronteiras tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar, por tempo determinado, no Brasil.

Ascom Andifes com informação do MCTI

New Balance 1220 Classic Running Shoes Mens
watch game of thrones online free still very much stylish

A Sacred Sensual Sexual Artistic Song is Heard You’re Singing It
free games online a shop technician can mold the foam to fit your head shape

An MFA primer on designers and runway fashion
games online I never dreamed of a wedding or kids

99 Rainbow Sandals Nordstrom Price Match
cheapest flights when is it correct to put on light shoes or boots

Do you like the Vibram Five Fingers shoes
forever 21 Keep layering at the forefront when getting dressed in the morning

Reasons To Try Eyelash Dye
onlinegames especially in the boy’s love genre

Be Wise When Shopping For Designer Costumes Online
miniclip Remember to tip him well

Tehama LONG SLEEVE SATIN TRIM PLACKET POLO
kleider motorised hoist component hammock tracks