Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar implanta nova disciplina

Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar implanta nova disciplina

Atividade será oferecida a partir do próximo ano e poderá ter a participação de outros programas de pós-graduação

A partir de 2009, uma nova disciplina integra a grade curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar. A atividade, intitulada "Tópicos em Educação Especial – Avaliação da efetividade de intervenções: análise e aplicação do índice de mudança confiável e de significância clínica", será desenvolvida a partir do primeiro semestre de 2009 e estará aberta à participação de alunos de outros programas de pós-graduação interessados pela temática.

Atualmente, a literatura tem destacado a importância da avaliação da efetividade das práticas de intervenção, de modo a valorizar aquelas que apresentem resultados baseados em evidências, ou seja, que possam ser comprovados por meio de dados. Entretanto, observa-se que em algumas áreas do conhecimento, com destaque para Saúde e Educação, os profissionais/pesquisadores encontram uma série de dificuldades na análise dos resultados ao utilizarem os métodos tradicionais da Estatística.

Para atender a essas dificuldades, a nova disciplina do PPGEEs apresentará um método, chamado de JT, que propõe a verificação de dois aspectos relacionados aos produtos da intervenção: "Mudança confiável", que verifica se a mudança obtida pelo participante foi realmente devida à intervenção, e "Significância clínica", que checa se realmente houve uma 'melhora' do participante. A partir dessa proposta, a disciplina abordará os principais conceitos relacionados ao método, suas aplicações em diversos estudos, assim como a sua utilização prática.

Para inscrever-se os interessados devem apresentar cópia dos documentos pessoais e atestado de vínculo com qualquer Programa de Pós-Graduação. A matrícula para disciplina, que é gratuita, deve ser feita no início do próximo semestre letivo na Secretaria do PPGEES, que fica localizada na ára Sul do campus São Carlos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8357.

Contato para essa pauta: Gisele Catarina Bicaletto (16) 3351-8478

Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos. Telefone/Fax: (16) 3351-8119.
E-mail: ccs@ufscar.br

Veja outras sugestões de pauta em www.comunicacao.ufscar.br

Compartilhar