Pós-Graduação em Estatística abre vagas para mestrado na UFPB

Pós-Graduação em Estatística abre vagas para mestrado na UFPB

A Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde abriu inscrições para ingresso de até 20 alunos no seu Programa de Mestrado, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). Os candidatos devem comparecer à secretaria do curso no período de dois a seis de fevereiro.

Criado recentemente, o Programa – nível de Mestrado – tem caráter interdisciplinar e envolve as áreas de Ciências Exatas e da Saúde, notadamente Departamentos de: Estatística; Informática; Nutrição; Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria; Enfermagem Médico Cirúrgica e Administração; e Clínica e Odontologia Social. Este mestrado foi aprovado pela CAPES, em 2008, com conceito 3 e as atividades terão inicio em março de 2009.

O Programa de Pós-Graduação possui duas linhas de pesquisa:

Modelos em Saúde – Estudo de casos e situações na área de Saúde Pública, nas quais há a necessidade de tomada de decisão sobre informações e/ou dados, sejam eles qualitativos ou quantitativos. Pesquisa e utilização de modelos para o gerenciamento, análise e tomada de decisão sobre informações oriundas de processos de Saúde Pública.

Modelos de Decisão – Esta linha envolve pesquisa sobre o processamento de informações em várias áreas da Saúde, abrangendo o uso de modelos matemáticos, estatísticos e computacionalmente inteligentes sob uma ótica de suporte a tomada de decisão. Deste modo, esta linha desenvolve aplicações que se fundamentam nesses modelos, estimulando a investigação interdisciplinar.

Para a inscrição os interessados devem apresentar a seguinte documentação:

– Formulário de inscrição, devidamente preenchido, acompanhado de duas fotos 3x4cm, recentes;

– Duas cartas de recomendação, enviadas e assinadas por pessoas ligadas à formação universitária ou à atividade profissional do candidato, em envelopes fechados e rubricados, podendo ser enviadas diretamente à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde, até o término do período de inscrição;

– Cópia do Diploma de Graduação e Histórico Escolar, autenticados. Caso o candidato não disponha do Diploma, em virtude de espera pela emissão, serão aceitos certificados e/ou declarações de conclusão de curso. Os diplomas emitidos no exterior devem ser devidamente revalidados por alguma instituição competente no âmbito nacional, de acordo com as Normas Gerais dos Cursos de Pós-Graduação da UFPB;

– Curriculum Vitae impresso, em duas vias, no formato da Plataforma Lattes do CNPq;

– Projeto de Pesquisa em duas vias, de no máximo 5 páginas, excluída capa e bibliografia e, obrigatoriamente, vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa;

– Recibo de pagamento da Taxa de Inscrição no valor de R$ 50,00. Informações sobre o Guia de Recolhimento da União – GRU;

– Cópias autenticadas dos seguintes documentos: Cédula de Identidade ou registro geral de estrangeiro para os candidatos não brasileiros; CPF; Título de Eleitor com o comprovante de votação da última eleição ou sua justificativa; e Certificado de reservista ou dispensa de incorporação, no caso dos candidatos do sexo masculino.

Os interessados devem fazer a inscrição na Coordenação do Programa, localizada no Departamento de Estatística do CCEN, campus I da UFPB, João Pessoa, no horário das 09h às 12h e das 14h às 17h, de dois a seis de fevereiro próximo. Mais detalhes na página http://www.de.ufpb.br/~mds/selecao.html ou pelo telefone (83) 3216-7075.

Compartilhar