Prefeitura de Santos formaliza doação de terreno à Unifesp

No local será erguido prédio de sete andares, destinados ao Serviço-Escola Integrado de Saúde

No último dia 18 de janeiro a Prefeitura de Santos oficializou o repasse do terreno onde funcionava o Colégio Docas à Unifesp. O documento de doação foi assinado pelo prefeito da cidade, Paulo Alexandre Barbosa, pela reitora da universidade, Soraya Smaili, com a presença do escrevente Hugo Barbosa Filho, do 3º Tabelião de Santos, além de autoridades locais, e da diretora e do vice-diretor do Campus Baixada Santista, Sylvia Helena Batista e Odair Aguiar Júnior, respectivamente.

O espaço possui cerca de 1.677 m² e está localizado Rua Campos Melo, n° 130 (Vila Mathias). No local será erguido um prédio de sete andares, que abrigará cursos da universidade e Serviço-Escola Integrado de saúde em áreas como Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Educação Física, Nutrição e Serviço Social. A Unifesp se comprometeu, conforme especificado no documento, em recuperar e preservar a fachada e o telhado da estrutura existente no terreno, que agrega valor à história da cidade. O prazo para início das obras é no segundo semestre de 2016 e a duração prevista é de dois anos e meio.

“Desde o início, a prefeitura fez todo o esforço para a Unifesp se instalar na cidade. E hoje estamos dando um passo além, avançando para consolidar a presença da universidade, que amplia suas atividades e a oferta de serviços de qualidade”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Para a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, o repasse é motivo de muita comemoração. “A solicitação de cessão foi feita em 2009 e muita gente esteve envolvida para chegarmos ao momento da concretização. É um ganho enorme para a universidade e para a sociedade. É mais um passo na consolidação do campus na cidade e muito importante para a instalação definitiva dos nossos cursos, programas de extensão e do atendimento à população”, ressaltou.

A diretora do Campus Baixada Santista, Sylvia Helena Batista, finalizou ratificando a importância deste passo. “A doação do Colégio Docas representa mais um espaço de inserção do nosso campus na cidade, ampliando as nossas possibilidades de ensino, pesquisa e extensão. No ano em que completamos dez anos de implantação dos nossos cursos de graduação, este repasse nos traz a memória, a história e a cultura da cidade, intercruzando com a trajetória formativa de nosso campus”.

ASCOM – Universidade Federal de São Paulo

FOTO: ASCOM UNIFESP