Prêmio Anísio Teixeira 2011 será entregue ao ex-presidente da Andifes e ao atual vice-presidente

O ex-presidente da Andifes, professor Nelson Maculan da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o atual vice-presidente, reitor Alvaro Prata da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), irão receber no próximo dia 11 de julho, em Brasília, o “Prêmio Anísio Teixeira 2011” concedido a personalidades brasileiras que tenham contribuído de forma relevante ao ensino e a pesquisa ao país.

A Andifes se sente honrada em ter feito parte da vida profissional dessas personalidades de grande importância para educação no Brasil.

Nelson Maculan

O ex-presidente da Andifes Nelson Maculan exerceu seu mandato no período de 1992 a 1994. Dentre as suas principais contribuições ele concretizou a institucionalização da Andifes, registrou-a como entidade, implantou a secretaria administrativa e instalação de sua sede.

Nelson Maculan ingressou na UFRJ como Professor Assistente da COPPE e do Instituto de Matemática em 1971, passando a Adjunto em 1978. Em 1989, tornou-se Professor Titular do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE. Durante estes anos e até hoje ele atua na graduação e na pós-graduação do Instituto de Matemática, onde leciona diversas disciplinas, entre as quais Cálculo, Cálculo Numérico, Probabilidade e Estatística, Álgebra Linear, Computação e Pesquisa Operacional.

Títulos
Engenheiro (Minas e Metalurgia) – Escola de Minas de Ouro Preto – 1965. Diplôme d’Etudes Approfondies (Estatística-Matemática) – Faculté des Sciences de l’Université de Paris – 1967. Doutor (Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ – 1975. Diplôme d’Habilitation à Diriger des Recherches (Matemática da Decisão) – Université Paris-Dauphine – 1988. Livre-docente (Otimização) – UFRJ – 1988. Professor assistente – Coordenação de Pesquisa e Pós-graduação em Engenharia, COPPE e do Instituto de Matemática da UFRJ – 1971/1978. Professor adjunto – COPPE e do Instituto de Matemática da UFRJ – 1978/1988. Professor visitante – Département d’Informatique et de Recherche Opérationnelle, Université de Montreal – 1982/1984. Professor titular (Programa de Engenharia de Sistemas e Computação) – COPPE/UFRJ – 1988. Professor visitante – Department of Industrial Engineering and Operations Research, University of Massachusetts, Amherst – 1994/1995. Directeur de Recherche associé – Conseil National de Recherche Scientifique, CNRS, Paris – 2001/2002. Doutor Honoris Causa – Universidad Nacional Mayor de San Marco (Lima, Peru) – 2003.

Maculan recebeu em 2010 o Prêmio do Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação. É recipiente da Ordem Nacional do Mérito Científico no grau de Grã-cruz.

Alvaro Prata
Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atual vice-presidente da Andifes, Alvaro Prata é graduado em Engenharia Mecânica e em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UNB). Mestre em Engenharia Mecânica pela UFSC e doutor em Mechanical Engineering, pela University of Minnesota. É professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica. Há 30 anos na UFSC, atua na graduação e pós-graduação, coordenando projetos de ensino, pesquisa e extensão. De 2000 a 2004 foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFSC e ocupou a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior. É pesquisador nível 1A no CNPq e reconhecido com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, dirigida a personalidades que se distinguem por relevantes contribuições à ciência.

Prêmio Anísio Teixeira

O Prêmio Anísio Teixeira instituído pela Portaria do Ministério da Educação e Cultura n° 215 de 9 de março de 1981, por ocasião do trigésimo aniversário da CAPES, é constituído de uma escultura de um diploma, concedidos a cada cinco anos a personalidades brasileiras que tenham contribuído de modo relevante para o desenvolvimento e fortalecimento das instituições de ensino e de pesquisa do pais.

Além do ex-reitor Nelson Maculan (UFRJ) e reitor Alvaro Prata (UFSC), a Andifes parabeniza os outros três agraciados que receberão o prêmio. Os professores Luiz Bevilacqua (UFRJ), João Fernando Gomes de Oliveira (Instituto de Pesquisas Tecnológicas/SP), e Fernando Galembeck (Unicamp).