Presidente da Andifes abre o 22º Encontro Nacional do Fórum de pró-reitores de Graduação

A abertura do 22º Encontro Nacional do Forgrad ocorreu na noite de domingo, dia 7 de junho, às 20 horas, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG). De acordo com a organização do evento, estarão reunidos, até o dia 9 de junho, mais de 180 pessoas, entre pró-reitores e outros representantes equivalentes, de várias instituições de ensino superior do Brasil. Neste ano, o tema escolhido para o encontro foi “A expansão do ensino superior brasileiro: contextos, desafios e possibilidades”, título da conferência de abertura, proferida pelo presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Allan Barbiero. A solenidade de abertura teve ainda a apresentação da Banda Pequi, da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG, seguido de um jantar de confraternização.

Desafios
Para o reitor Allan Barbiero, o ensino superior no país passou por fortes mudanças em poucos anos, em virtude do novo formato de capitalismo centrado em bens imateriais e em uma sociedade do conhecimento. Essa realidade tem forçado as universidades a enfrentar grandes desafios, como, por exemplo, conseguir a adoção de uma política de Estado para melhorar a educação brasileira; conseguir a aplicação da autonomia universitária; buscar a indissossiabilidade do ensino, pesquisa e extensão dentro das universidades; manter a vanguarda da produção científica e promover a difusão da cultura; ter como perspectiva a educação continuada, e, como último desafio, tornar o ensino superior socialmente relevante para a sociedade.

Forgrad
Atualmente, é presidido pela pró-reitora de Graduação da UFG, professora Sandramara Matias Chaves.  A pró-reitora avaliou que a gestão 2008-2009 desenvolveu um propósito de articulação com as organizações que representam o ensino superior no Brasil e com o próprio Ministério da Educação (MEC). “Foi uma atuação extremamente propositiva, no sentido de dar contribuições para a elaboração de políticas públicas relativas à graduação e ao ensino básico no país”, concluiu a pró-reitora, que deixa a presidência do Forgrad após a eleição que definirá os componentes da nova diretoria, na terça-feira, dia 9 de junho.

Quanto às expectativas dos pró-reitores para o evento, Sandramara destacou a formação de professores e a avaliação da Graduação. “É um tema que mobiliza e traz muita expectativa para os pró-reitores pelo fato de todas as instituições de diferentes natureza jurídica vivenciarem esse processo de avaliação. Teremos uma palestra sobre isso com a diretora de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Iguatemy Maria de Lucena Martins ”, informou a presidente do Forgrad.

O encontro, que pretende contribuir com a formulação e implantação de políticas públicas de educação superior, receberá ainda convidados, como a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (Mec), Maria Paula Dallari, e o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Bielchowisk, entre outros, para palestras e mesas-redondas sobre a educação superior brasileira.