Presidente da Andifes participa da Conferência Mundial de Educação Superior 2009

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) reitor Alan Barbiero (UFT) está em Paris para participar da Conferência Mundial de Educação Superior (CMES), promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O tema do evento deste ano é “O futuro da Educação Superior e da investigação”.
 
O papel que a América Latina e Caribe desempenharão no evento internacional foi definido depois de um ano de deliberações, reuniões e declarações realizadas em diferentes partes do continente. A Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2008), celebrada em Cartagena de Indias, Colômbia, durante junho de 2008 foi o encontro que estabeleceu as bases para adotar a posição comum desta região perante o vindouro encontro mundial.

Como parte da agenda do evento, temas como a Educação Superior e os desafios mundiais, responsabilidade social e a situação na África serão debatidos, como também será dado um espaço à internacionalização; acesso, equidade e qualidade; aprendizagem, investigação e inovação. Ao finalizar a CMES 2009, será firmado um acordo internacional que recomendará ações para assegurar que a Educação Superior e a investigação tenham um papel estratégico na criação e intercâmbio de conhecimentos para um futuro mais sustentável, integrador e desenvolvido.

O Diretor Geral da Unesco, Koïchiro Matsuura, abriu a Conferência, no dia 5 de julho. Junto com ele, o representante do Governo da França; Sua Excelência Danilo Türk, Presidente da Eslovênia; a Dra. Jill Biden, Segunda Dama dos Estados Unidos; Sua Excelência Nahas Angula, Primeiro Ministro da Namíbia; Sua Excelência Pearlette Louisy, Governadora Geral de Santa Lucía e Ángel Gurría, Secretário Geral da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), darão as palavras de boas-vindas. Também assistirão Ministros de Educação e Vice-ministros de Educação e Educação Superior de todas as regiões do mundo, acompanhados de especialistas internacionais e representantes do setor privado.

Segundo o Compêndio de Mundial da Educação 2009, publicado pelo Instituto de Estatísticas da Unesco, em apenas sete anos, 51.7 milhões de novos estudantes suplementares se matricularam ao redor do mundo e 2.8 milhões deles o fizeram fora de seus países de origem.

Dez anos depois da Primeira onferência Mundial de Educação Superior em 1998, os participantes da Conferência de 2009 reafirmarão o papel da Educação Superior no cumprimento dos desafios globais  desde a erradicação da pobreza até o desenvolvimento sustentável  enquanto examinam estratégias para melhorar o acesso, a equidade e a qualidade.

Transmissão ao vivo
A Conferência será transmitida ao vivo pela internet., nos links:
Áudio e video em Inglês: http://unesco.streamakaci.com/directAV2.asx 
Áudio e vídeo em Francês : http://unesco.streamakaci.com/directAV3.asx 
Áudio em Inglês :http://unesco.streamakaci.com/directAUD2.asx
Áudio em Francês : http://unesco.streamakaci.com/directAUD3.asx
Para ver o programa completo da conferência, clique em: http://www.unesco.org/es/wche2009/