Presidente da Capes e secretário da SESu participaram da reunião do Diretório Nacional da Andifes

Andifes realizou LXXX reunião ordinária do Diretório Nacional no dia 16 de fevereiro de 2011, na sede em Brasília. O presidente da Coordenação de Acompanhamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães e o secretário da SESu, Luiz Cláudio Costa participaram do encontro.

Na reunião com o professor Jorge Guimarães, vários reitores se manifestaram. O vice-presidente da Andifes, Alvaro Toubes Prata (UFSC) relatou ao presidente da Capes o último documento entregue ao Secretário Luiz Cláudio Costa (Sesu / MEC) sobre as 29 pendências das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), reforçando ainda, a questão da internacionalização das Universidades Federais e o Programa de Apoio a Pós Graduação das Ifes – PAPG-Ifes.

A reitora Maria Lúcia Cavalli Neder (UFMT) sugeriu a criação de um curso de Pós-graduação em rede envolvendo a participação de várias universidades federais para qualificação de gestores públicos e para as próprias Ifes.

Jorge Almeida Guimarães, falou das três estratégias de orientação da Capes: o Plano Nacional de Educação, o Plano Nacional de Pós-graduação e um balanço no segmento tecnológico (que inclui a questão da importação e acesso à biodiversidade). Além disso, informou dos 60 anos da Capes, comemorados ao longo de 2011 com eventos e seminários para divulgar e lembrar as atividades do Instituto.

Jorge Guimarães pediu a participação da Andifes nas comemorações dos 60 anos: “A Capes somos todos nós. Quero a participação dos reitores e pró-reitores”, afirmou. Falou ainda da importância da Andifes em atenção à carreira de docentes, aposentadoria compulsória de professores e PAPG-Ifes como prioridade da Secretaria de Educação de Ensino Superior (SESu).

Hospitais Universitários
Na discussão da MP 520 que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A – EBSERH e da minuta do estatuto dessa empresa, o Diretório Nacional da Andifes identificou pontos necessários de alteração e acréscimo para que estas normas cumpram as finalidades de solucionar os problemas dos Hospitais Universitários. Esses pontos serão discutidos na reunião do próximo Conselho Pleno, no dia 23 de fevereiro.

A Comissão de Hospitais Universitários da Andifes se reuniu e apresentou sugestões que serão analisadas pelo Conselho Pleno junto com aquelas recebidas diretamente das Ifes.

O presidente da Andifes, reitor Edward Brasil, relembrou ainda a decisão do Conselho Pleno de que este assunto será tratado exclusivamente e diretamente pela Diretoria sob a orientação daquele Conselho.

Secretário da SESu


O secretário da SESu, Luiz Cláudio Costa, apresentou informações sobre o orçamento das Ifes procurando tranquilizar os dirigentes no sentido de que a discussão no âmbito do Governo indica um corte de 10% do orçamento de custeio de cada Ifes. Afirmou também que a posição definitiva será publicada nos próximos dias e que o MEC tem se empenhado para minimizar qualquer restrição referente ao orçamento da educação.

Informou que a portaria definindo os limites para a contratação de professores  substitutos em cada Ifes, autorizados na MP 525, será publicada em breve. Disse também que está em fase final de elaboração o PL que trata da criação dos cargos efetivos de docentes para complementação do Reuni.