Presidente da Petrobras diz que UFRN é referência na indústria petróleo e gás

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma grande referência na indústria do petróleo e do gás”. A afirmação é da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, que na manhã desta segunda-feira, 19, abriu a série de palestras e debates do seminário Motores do desenvolvimento do Rio Grande do Norte, que discutiu durante todo o dia “A Indústria e as ideias sustentáveis”.

Em sua palestra, Maria das Graças Foster se reportou ao tempo em que foi estagiária da Petrobras em Mossoró, justificando o carinho que tem pelo Rio Grande do Norte. Ela falou sobre a indústria do petróleo como é vista no mundo, afirmando que ela é universal, onde os talentos e oportunidades são negociados a nível mundial.

Graça Foster mostrou, ainda, em gráficos, a evolução da indústria do petróleo e gás e afirmou que na Petrobras os investimentos são crescentes, e fez algumas comparações: no ano 2004 foram investidos 4,2 bilhões de dólares e em 2013 estão programados 48,9 bilhões de dólares. “Multiplicamos por 12”, reforçou.

A presidente da Petrobras também falou sobre o investimento em pesquisa e desenvolvimento, o que para a empresa é “completamente fundamental e fez referência à parceria com as universidades brasileiras, exemplificando com a UFRN, com quem a Petrobras tem uma grande parceria, e é “uma grande referência na indústria do petróleo e gás”, afirmou.

“Tudo isso tem uma grande importância para nós”, frisou. Ela também apresentou alguns indicadores que mostram o desenvolvimento do país – a expectativa de vida melhorou 3,7 anos, a educação teve um crescimento de 36%, e a renda bruta nacional mais de 32%.

No seu entender, tudo se dá com muito planejamento e “isso nós chamamos de sustentabilidade”. A administração da Petrobras tem que ser bastante rigorosa para fazer o máximo com menores custos e a meta é trabalhar para “agredir zero o meio ambiente, trabalhar com materiais que possam regenerar-se. É preciso dá um salto e a Petrobras está disposta a trabalhar para isso”, disse Graça Foster.

Desafio

A segunda palestra da manhã abordou “A Sustentabilidade como um desafio para o desenvolvimento do Brasil” e foi proferida pela ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, que ilustrou sua fala com exemplos globais, destacando que a discussão sobre sustentabilidade foi colocada há vinte anos. Segundo afirmou, a erradicação da pobreza é essencial para o desenvolvimento sustentável.

A ministra do Meio Ambiente afirmou que o Brasil tem um papel estratégico nessas discussões. Incluído entre os países emergentes, surgidos nos últimos 20 anos, o Brasil é o país cuja indústria é a que mais reduz emissões de gases. “Ele cresce reduzindo emissões”, afirmou. Ela também defendeu a necessidade de planejamento. No Brasil tem muitos planos soterrados porque não foi observado isso, afirmou.

A questão do licenciamento , do novo Código Florestal, da água e a vulnerabilidade da indústria em relação ao estoque natural foram outros assuntos abordados pela ministra. Izabella Teixeira afirmou que o licenciamento ambiental incomoda muito os empresários, mas na realidade ele precisa se modernizar em sua prática, tendo em vista os desafios que o país enfrenta.

No seu entender, o Brasil deve se orgulhar de seu meio ambiente. O bem estar que se deseja para o brasileiro estará pautando as questões ambientais no mundo, afirmou.

Ascom UFRN

 

 

 

 

 

K Superstores dress young males for success
watch game of thrones online free magazine editor for

How to Score on Style
free games online They usually wear the most ridiculous combo they can find

1 Christian Dior Shiny Grey Python Le 30 Bag
free online games Many things he may be

Victoria Beckham Cheryl Cole In WAG Fight
cheapest flights raleigh’s process photography enthusiasts

Dolce Gabbana Miss Night and Day Metallic Hobo
free online games if you can find a private place to tan

Chasing Cars Wedding Song for wedding
jeu gratuit Another trend are the military patterned clothes

How do you all store all this fashion like a grown up
kleider high waisted trousers and skirts

3 Reasons you should be a Realtor and Real Estate Investor
games France too explored the Americas