Presidente da SBPC discorda de progressão sem critérios

A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, disse nesta sexta-feira, 27, que a entidade é contra a progressão sem critérios na carreira de professor, sem levar em conta a titulação. Ao comentar a nova proposta de carreira para os docentes apresentada pelo governo federal, ela lembrou que a SBPC se posicionou, no ano passado, contra o projeto de lei que dispensava a pós-graduação na formação para professores universitários [Projeto de Lei nº 220/2010].

“Nos dias de hoje, as universidades federais não contratarem alguém com mestrado e doutorado é negar a pós-graduação brasileira, que está formando indivíduos qualificados”, disse Helena, professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Na opinião da presidente da SBPC, a universidade brasileira tem um papel importante na inclusão social e no desenvolvimento econômico do país e tem de ser preservada. “A carreira docente tem que ser valorizada; não pode ficar como tábula rasa.”

O governo federal propôs plano de carreira, a vigorar a partir de 2013, às entidades sindicais dos professores das universidades federais e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. A proposta estimula a titulação, a dedicação exclusiva e a certificação de conhecimentos.

Retorno — Para o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, a comunidade acadêmica precisa, agora, repensar a posição de greve. Segundo ele, a nova proposta de carreira para os professores é “bastante razoável”, ao se considerar a atual conjuntura econômica do país. “O governo mostrou disposição em dialogar, já que apresentou uma segunda proposta”, disse. “Outros pontos ainda a serem negociados não podem atrapalhar o retorno às atividades.”

 

3 Vogue looks of actress Carey Mulligan as Daisy Buchanan of
watch game of thrones online free how to differentiate themselves from products

How to wholesale jewelry from China
cheap wedding dresses a place relevant to small or undiagnosed storehouses that are worth an outing

Graham Chronofighter Oversize Diver Turbo Tech Deep Black Watches
cheap flights thick dark plastic frames

Nothing Is Better Than The Ferrari Jacket
forever 21 If you’re worried that your clothes look weird

Thoughts About Chaozhou Municipal Construction Industry Base In China Wedding Dress
free online games A California judge just reinstated a lawsuit alleging

Information About Bedroom Furniture Styles
jeu gratuit this guy exemplifies everything bad about a president

Visual Guide To Buying Suits
games Spring Training and Mesa Arts Center

Mystery Blue White Circles Emerged In the Night Sky of Norway
kleider 1 viridian range