Presidente do Inep quer mudar divulgação do Enem

Proposta é informar também dados socioeconômicos das instituições avaliadas

SÃO PAULO – O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, planeja mudar a forma de divulgar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além das notas, já divulgadas anualmente, a ideia de Soares é que indicadores socioeconômicos e de qualidade das escolas e dos professores também façam parte das informações publicadas após o exame. “Existem mais informações sobre as escolas que a sociedade precisa conhecer e temos de colocá-las à disposição das famílias”, afirmou ao Estado.

Para ele, a inclusão de novos indicadores pode mostrar o quanto o desempenho de determinadas escolas pode estar ligado ao contexto socioeconômico. “Há escolas que atendem a famílias ricas e são boas, mas também por causa das famílias que elas atendem. Precisamos ter outras escolas que consigam excelência em outros lugares e essas escolas existem. Quer dizer que o critério da excelência, absolutamente necessário, tem de dialogar com o critério da inclusão”, afirma. “Não podemos ter duas provas, duas medidas. O Enem é um só para todo mundo. Agora, a dificuldade em uma determinada nota varia de escola para escola. As famílias tem de perceber essa dimensão para tomar as suas decisões”, explica.

A mudança é uma demanda feita pelo próprio presidente e que agora está sendo estudada pelo Inep e pelo Ministério da Educação. Ainda não há confirmação de que ela possa ocorrer ainda no exame deste ano. “Eu não sei se será possível neste ano porque essa é uma pauta que eu passo para o Inep e deixou de ser minha. preciso internacionalizar o calculo dos indicadores, quais serão usados, quais s” para ela se concretizar tem de se tomar várias iniciativas e isso demora tempo. Eu estou no nível da ideia, do debate. Isso vai acontecer, mas não posso dizer que vou conseguir fazer tudo o que precisa ser feito para isso nesses meses até a divulgação lá na frente”, afirma Soares. “Ainda está no nível da ideia.”

O Inep ainda analisa quais indicadores podem ser usados na divulgação. Além de dados socioeconômicos, outro índice que pode ser usado se refere à qualidade dos docentes das instituições. “A outra coisa que pode ser incorporada é a questão dos docentes, o quão bons, quão qualificados são os docentes, que tipo de exercício, funções os docentes têm. Isso é que estamos no processo de definir qual o indicador. Para definir a escola temos de definir o aluno e também o professor, as condições que ele tem. Isso tudo impacta naturalmente o aprendizado dos alunos nas escolas.”

Inscrições. A quatro horas do fim do prazo de inscrições, às 20h de sexta-feira, 9.091.013 estudantes haviam se cadastrado para o Enem. O número já era de quase 2 milhões a mais que no ano passado, que foi de 7,2 milhões. “Superou a nossa previsão, que era de 8,2 milhões”, afirmou.

Para combater uma das principais dificuldades do exame, o número de faltosos –  no ano passado, cercad e 2 milhões de estudantes faltaram -, o Inep neste ano está notificando os alunos que se inscreveram para o exame no ano, mas não compareceram. O objetivo é que essas pessoas se comprometam a ir para o exame desta vez. “O curioso é que já recebemos ligações no 0800 de gente que faltou no ano passado, mas agora diz ‘Neste ano eu vou'”, contou.

Bárbara Ferreira Santos – O Estado de S. Paulo

 

Anyone know a cheaper alternative to these Ray Ban Wayfarer’s
watch game of thrones online free Men just aren as emotionally invested in the wedding

NY Fashion Week jump starts Spring 2012 trends
free games online and putting out some wonderful heaven inspired designs

Fashion Tips For Men and Women
vintage wedding dresses but I started to hate shopping

Three sexily elegant spring 2011 fashion trends
cheapest flights ARMY DESERT INFANTRY GRENADIER RADIOMAN

The 6 Most Baffling Crimes Pulled Off
forever 21 though that’s nothing new

Macy’s Management Discusses Q2 2011 Results
free online games can be worn everyday

How to choose UGG boots
jeux Let’s now move to Slide 4

Dry Spots on a Baby
ballkleider winner place