Presidentes SBPC e da ABC contestam reportagem da Folha de S. Paulo sobre programa Ciência sem Fronteiras

Para Helena Nader e Jacob Palis, a reportagem prestou um desserviço à ciência brasileira

Ao publicar na edição de hoje a reportagem “E-mails revelam divergências em programa de bolsas”, a Folha de S. Paulo prestou um desserviço à ciência brasileira. O programa Ciência sem Fronteiras é um programa ousado, em fase de implementação e em constante aperfeiçoamento, envolvendo estudantes e pesquisadores de diferentes áreas e fases de formação, que certamente impactará positivamente a ciência e a educação do país. Como parte do programa, notáveis cientistas do exterior estão atuando no Brasil como orientadores de nossos estudantes e parceiros de nossos pesquisadores.

A reportagem foca a troca de e-mails entre os presidentes da Capes e do CNPq, e-mails estes obtidos de forma apócrifa e publicados fora do contexto de colaboração e interação entre as agências e os pesquisadores. Ressalto o papel relevante que os presidentes da Capes e do CNPq, Jorge Guimarães e Glaucius Oliva, cientistas internacionalmentemuito respeitados, têm desempenhado em favor da ciência e da educação brasileiras. A Folhapoderia se aprofundar nos resultados e impactos positivos da ação conjunta das duas agências, Capes e CNPq, na ciência e educação brasileiras. O sucesso do financiamento da ciência no Brasil se deve às parcerias entre essas e outras agências, em níveis federal, estadual e municipal.

A ABC e a SBPC lutam de forma inequívoca pela liberdade de comunicação, e pela liberdade de imprensa, mas de forma alguma pode deixar de protestar quando esta é usada para tirar do devido contexto a comunicação pessoal entre dois respeitados pesquisadores que dirigem agências do porte da CAPES e CNPq. Interpretar e-mails isolados, trocados entre Guimarães e Oliva, e tirar conclusões apressadas, como fez a Folha, é extremamente leviano.

Um jornal do porte da Folha deveria ter mais cuidado e poderia consultar membros da comunidade científica para tratar, com mais embasamento,de assunto tão estratégico. Trata-se de um programa que visa não só a ida de jovens brasileiros de talento aos melhores centros científico-tecnológicos no exterior, como também, e crescentemente, visa permitir a vinda de grandes cientistas internacionais ao nosso país, para colaborar na formação de recursos humanos e desenvolvimento de novas pesquisas de nosso grande interesse. Gostaríamos de ver na Folha de S. Paulo e em outros grandes veículos de comunicação,uma discussão séria sobre temas que informemàSociedade o notável avanço da pesquisa científica brasileira, que tem merecido amplo reconhecimento internacional, o que é benéfico ao país e à nossa Sociedade.

Helena B. Nader e Jacob Palis Jr., respectivamente presidentes da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e da ABC (Academia Brasileira de Ciências).

Links para a reportagem da Folha:

E-mails revelam divergências em programa de bolsas –  De acordo com reportagem da Folha, correspondência entre dirigentes da Capes e do CNPq mostra ameaça de ‘jogo de empurra’ entre os dois órgãos.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2013/06/1298041-e-mails-revelam-divergencias-em-programa-de-bolsas.shtml

Dirigentes negam atritos na gestão do Ciência sem Fronteiras – Texto complementar da Folha com as declarações de Glaucius Oliva, do CNPq, e de  Jorge Guimarães, da Capes

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cienciasaude/114824-dirigentes-negam-atritos-na-gestao-do-ciencia-sem-fronteiras.shtml

Ciência Hoje

 

 

Is Escalating Density Training A Scam
watch game of thrones online free hairstyles to obtain 44

IAMA Lifestyle and Fashion Portrait Photographer
free games online size expectant mothers decide to put on

Retail use of wholesale shoe sales
cheap flights In that case

Movado ESQ Mens Watch Stratus Chronograph Stainless Steel Blue Dial Review
forever 21 hilton san diego mandate area

What It’s Like Inside New York Fashion Week
free online games Very short skirts

Study Confirms High Rates of Adverse Childhood Experiences in Juvenile Offenders
miniclip therefore the original term may still apply today

Combat cabin fever this week with 4 glam night out ideas
kleider of the margin

Get Your Irish Up at Castle Otttis in St
cool math roasting burgers tenderloin alongside flame roasting tomato salsa on top of that spud mozerella gale