Primeira emissora educativa do Brasil completa 50 anos de fundação no Recife

   

TVU comemora 50 anos de fundação

A TV Universitária (TVU), a primeira emissora educativa do Brasil, completou 50 anos de fundação nesta quinta-feira (22). A primeira exibição ocorreu em 22 de novembro de 1968 e, desde então, a TVU passou por inúmeras mudanças, mostrando, ao longo de cinco décadas, a programação cultural do estado, manifestações populares, entrevistas e debates, com a missão de educar. (Veja vídeo acima)

Vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a TVU, ou o “canal 11”, como os pernambucanos conhecem, teve como primeira transmissão o teleteatro “El Cid”, que se passava em um reino espanhol fictício.

Entre as produções pernambucanas, a telenovela “Garotas de Verão” foi uma das mais famosas. Ela contou com a ilustre participação do ator José Pimentel, falecido em agosto deste ano, que interpretou Jesus por 40 anos nos espetáculos da Paixão de Cristo do Recife e de Nova Jerusalém, no interior de Pernambuco.

Ator José Pimentel participou da telenovela “Garotas de Verão”, produzida no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

A emissora começou as transmissões com 52 programas, 24 horas por dia. A cultura popular sempre esteve presente nas produções da TVU, assim como a preocupação em ser um canal educativo para os pernambucanos. No carnaval, por exemplo, as transmissões iam do Sábado de Zé Pereira à Quarta-feira de Cinzas.

De acordo com o diretor da TVU, José Mário Austregésilo, alguns programas devem ser lançados pela emissora, após a conclusão de um novo estúdio.

“Nós tínhamos cursos dos mais diversos. Inclusive, chegamos a produzir e emitir, com muito sucesso, um programa de alfabetização de adultos, com base no método Paulo Freire. Hoje, com a renovação da programação e das instalações, estamos concluindo o Estúdio B, que é fantástico, e estamos lançando novos programas”, afirma José Mário.

Nova marca da TV Universitária foi apresentada durante celebração de 50 anos da emissora, no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

A história da TVU chegou a virar um livro, escrito pela jornalista Maria Clara Angeiras, que pesquisou durou seis anos para elaborar a obra.

“A maior dificuldade é porque é o registro de uma história não documentada. Não havia livros sobre isso e a gente teve que buscar nas leis, nos documentos do Ministério Público, do próprio Exército, da União, do Ministério das Comunicações e também através de depoimentos de pessoas”, conta a jornalista.

Durante a comemoração dos 50 anos, realizada na sede da emissora, no Centro do Recife, foi apresentada a nova marca da TV Universitária lançado um documentário sobre a história da TVU.

História da TV Universitária virou livro — Foto: Reprodução/TV Globo

Fonte: G1