Primeira mulher eleita reitora na UFRPE é reconduzida para mais 4 anos

Primeira mulher eleita reitora na UFRPE é reconduzida para mais 4 anos

A vontade de fazer e acertar reconduziu a professora Maria José de Sena ao cargo de reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Eleita pela comunidade acadêmica para mais quatro anos de mandato (até 2020), Maria José assinou o termo de posse nesta quarta-feira, 11, no Ministério da Educação. A transmissão do cargo foi conduzida pelo ministro Aloizio Mercadante.

“Este momento é histórico: uma reitora em um tempo em que as mulheres tiveram um protagonismo que nunca houve na história do Brasil”, destacou Mercadante.

Maria José de Sena é a primeira mulher à frente da reitoria da UFRPE. Emocionada, atribuiu o sucesso de sua primeira gestão também à serenidade e ao equilíbrio. “E sempre tive um apoio irrestrito do MEC”, acrescentou. Segundo Maria José, a universidade, “uma instituição comprometida com centenas de famílias de baixa renda”, faz a diferença no sertão pernambucano. “Pela primeira vez, suas gerações estão conhecendo de perto um diploma de curso superior”

20160511_POSSE REITORA UFRPE_Isabelle Araújo MEC-7

Foto: Isabelle Araújo/MEC

A UFRPE atua também na educação indígena e quilombola e está presente no interior do estado desde 2005, com o campus de Garanhuns. Atualmente, tem unidades também em Serra Talhada e em Cabo de Santo Agostinho, além da sede, em Recife. O número de matrículas passou de 6,4 mil, em 2002, para 10,5 mil.

A instituição destaca-se principalmente pelos trabalhos nas ciências agrárias. Uma das pesquisas mais expressivas é realizada com membrana feita da cana-de-açúcar. “Para substituir os curativos em feridas, um elemento natural e biodegradável”, explicou Maria José. O produto está em fase de teste em animais e humanos. A expectativa é que seja comercializado em cinco anos.

Maria José de Sena é doutora em medicina veterinária. Graduou-se em biologia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e em ciências agrícolas pela UFRPE, onde também obteve grau em medicina veterinária. Ela é professora da instituição desde 1994, quando atuou como coordenadora do curso de medicina veterinária e pró-reitora de ensino de graduação.

 

Compartilhar