Pró-Reitores debatem avaliação da graduação em seminário

O Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras – ForGRAD realiza hoje o seminário "Avaliação da graduação", em Brasília. O evento tem como objetivo discutir processos, critérios e instrumentos de avaliação dos cursos de graduação. A Andifes participa do evento, representada pelo Reitor Edward Brasil, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O ForGRAD é formado por todos os Pró-Reitores de Graduação, ou ocupantes de cargos equivalentes, das Universidades e Centros Universitários do país e atua na formulação de políticas e diretrizes que permitam o fortalecimento de ações em comum entre as pró-reitorias. Além disso, o Fórum participa da elaboração e implementação de políticas públicas em educação de maneira articulada com órgãos do governo e demais entidades do setor.

O Reitor Edward Brasil, da UFG, aponta a importância da iniciativa, visto que estabelece um dialogo entre o sistema de avaliação do Ministério da Educação e todas as universidades do país. Ele destaca a relevância na criação do clima de debate entre os pró-reitores e representantes do INEP. Para Edward, o sistema de avaliação deve continuar e deve ser ampliado, mas discutido com as entidades do setor como a Andifes e o ForGRAD.

Avaliação

A avaliação dos cursos de graduação é um procedimento utilizado pelo MEC para o reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, representando uma medida necessária para a emissão de diplomas.

Esta avaliação passou a ser realizada de forma periódica com o objetivo de garantir a qualidade do ensino oferecido pelas Instituições de Educação Superior.

Desde 2004, foi instituído o Sistema nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que avalia a qualidade do ensino a partir de três componentes: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.