Professor da Faculdade de Direito publica livro sobre argumentação jurídica

Conhecida como a arte de falar bem, a retórica é a ferramenta necessária para ganhar uma causa. Com seu caráter persuasivo, é um fator determinante para atuação na área de Direito. Em seu novo livro, “Argumentação jurídica: (In)compatibilidades entre a Tópica e o Processo”, o professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Dhenis Cruz Madeira, destaca o enfoque pioneiro da obra, ainda não publicado por outros profissionais da área.

“A primeira preocupação do livro é em explicar o que significa tópica jurídica (uma técnica baseada nos ‘lugares-comuns’ da argumentação, que ganhou destaque, sobretudo, nas vozes de Aristóteles, Cícero, Vico e Viehweg), passando pelas características dos discursos dialético, retórico, apodítico, erístico e poético. E, num segundo momento, apresentar as características do discurso processual democrático, mostrando suas compatibilidades e incompatibilidades frente aos discursos antes apresentados.”

Responsável pelo prefácio, o coordenador do curso de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Fredie Didier Júnior, descreve o autor como “grande representante da nova geração de processualistas”. Já o professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Fernando Horta Tavares, escreveu na apresentação do livro que, “a parte processual da obra é de uma riqueza histórica ímpar”.

O sumário e alguns trechos da obra podem ser lidos no site da Juruá Editora, responsável pela publicação. Dhenis Cruz Madeira também é autor do livro “Processo de Conhecimento & Cognição – uma inserção no Estado Democrático de Direito”, pela mesma editora.

Outras informações: (32) 2102-3500 (Faculdade de Direito-UFJF)

Secretaria de Comunicação da UFJF

Is colored denim still in style
free games online especially lesser know modeling agencies

Essere Fashion Anche in Spiaggia
free online games They might even come up with a backstory for their character

Victoria Secrets 2011 Fashion Show
cheap prom dresses Fashion design ideas are

How to Be a Stylist for a Fashion Magazine
cheapest flights This especially goes for those light runners or sneakers

Endless Passion for Fashion Games
free online games scrub trousers effective

The 5 Most Ironic Scenes of Utter Destruction
jeux including Neiman Marcus and Saks Fifth Avenue

Good inexpensive but quality moc toe boot for fall
kleider Also on all the volumes were previews for other Geneon titles

Watch Movies Online To Treat the Movie Buff in You
games adidas you will be able plaid full