Professor da Fale/UFMG lança romance

Luis Alberto Brandão, professor da Faculdade de Letras da UFMG (Fale), lança amanhã, 2 de outubro, em Belo Horizonte, seu novo romance, Manhã do Brasil, da Editroa Scipione. O lançamento vai acontecer a partir das 11h, na Livraria Mineiriana (rua Paraíba, 1419, Funcionários).

O livro é definido como um “romance em 75 quadros”. Segundo o autor, romance é o gênero de que sua obra mais se aproxima, já que é uma narrativa relativamente extensa e há um fio condutor entre os textos – que ao mesmo tempo guardam certa autonomia. “É uma história em flashes, que conversa com diferentes gêneros”, resume Luis Alberto.

Em texto que apresenta a publicação, a escritora Guiomar de Grammont, faz analogia da abordagem de Manhã do Brasil com a do filme Orfeu do Carnaval, de Marcel Camus (1959), “que mostra uma história de amor inspirada na tragédia grega, tendo como pano de fundo um Brasil estilizado”.

Segundo ela, “além do domínio da forma, aliado à força da linguagem poética, uma das mais importantes características estilísticas de Luis Alberto Brandão é a presença do narrador no texto, quase como um protagonista, interagindo com seus personagens, quase como se fizesse amor com eles (…)”.

Brandão conquistou o Prêmio João de Barro 2007 e foi finalista do Prêmio Jabuti 2009 com Chuva de letras. Publicou ainda obras de ficção como Saber de pedra: o livro das estátuas e ensaios literários como Um olho de vidro: a narrativa de Sérgio Sant’Anna.