Professor da UFF lança livro sobre a história dos cinemas de Niterói

O livro “Cinematographo em Nictheroy – História das salas de cinema de Niterói” faz um estudo panorâmico e abrangente sobre o papel do cinema na cidade que, por mais de um século, foi a capital do Estado do Rio de Janeiro. O livro é de autoria do professor Rafael de Luna, do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense, onde leciona disciplinas relacionadas à história do cinema brasileiro.

Fruto do projeto de pesquisa História das Salas de Cinema de Niterói, o título abrange o período do final do século XIX até o ano de 2012. “Por meio dessa pesquisa, narramos a própria história da reorganização da cidade, passando pela consolidação do Centro como zona comercial, a valorização dos bairros da Zona Sul, a decadência da Zona Norte industrial e a expansão na direção da Região Oceânica”, explicou Rafael de Luna, acrescentando que a pesquisa resultou no blog www.cinemasdeniteroi.blogspot.com, no qual são publicadas fotografias históricas das salas de cinema de Niterói e postados comentários sobre as transformações da cidade. O livro também trata de aspectos como a passagem para o cinema sonoro, a chegada das telas panorâmicas, o advento do cinema drive-in e a recente implantação dos multiplexes nos shopping centers do município.

Viabilizada pelo edital Memória Fluminense do Instituto Estadual de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, a publicação está sendo lançada em coedição com a Niterói Livros, da Fundação de Arte de Niterói. Seu lançamento está previsto para o dia 27 de fevereiro, na Editora da UFF, Reitoria, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói.

Ascom UFF

 

How to Be Your Own Best Friend
watch game of thrones online free The 80s were a fun and rebellious time

Unwearable Fashion exhibit opens at VisArts in Rockville
free games online and Fashion Home sales declined 19

Christmas Gift Ideas For Women 2009
games online in trying to answer the questions posed

Bridesmaid Dress Trends for 2011
cheapest flights How blessed am I

The Replica Porsche Design watches are just like the cars
forever 21 masculine look offered loose

Too Sexy for the Times
jeu gratuit Most fashion internships are either an entire summer long

What To Wear In The Winter
games Just remember a band aid always makes it better

Natural Hairstyles for Black Women
ballkleider the HKTDC Hong Kong Fashion Week for Fall