Professor da UFGD lança livro sobre transportes na USP

“Transportes e formação regional: contribuições à história dos transportes no Brasil”, coletânea recém-publicada pela Editora da UFGD sob a organização dos professores Paulo Roberto Cimó Queiroz (FCH/UFGD) e Alcides Goularti Filho (UNESC, Santa Catarina), foi lançada na última quarta-feira (26), na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA/USP).

O lançamento, realizado no prédio 2 da FEA/USP, ocorreu durante um dos Seminários em História Econômica que, sob a coordenação do Prof. José Flávio Motta, são promovidos regularmente pelo grupo de pesquisa Hermes & Clio com o apoio da FEA. Na ocasião, o Prof. Alcides expôs o sentido geral da coletânea e o Prof. Paulo apresentou brevemente o capítulo de sua autoria incluído na coletânea (intitulado “Caminhos e fronteiras”: vias de transporte no extremo oeste do Brasil).

Estiveram presentes vários pesquisadores da área da História Econômica, aí incluídos o autor da Apresentação, Prof. Flávio Saes, e os autores de alguns dos capítulos.

O livro é constituído por 14 capítulos, cujos autores – pesquisadores universitários ligados às mais diversas instituições brasileiras e com larga experiência no campo abordado – pertencem, em sua maioria, ao grupo de pesquisas intitulado “Formações econômicas regionais, integração de mercados e sistemas de transportes”, cadastrado no CNPq e liderado pelos organizadores da coletânea.

Segundo os organizadores, a obra busca contribuir para o entendimento da importante questão da integração de mercados regionais – sendo essa problemática “encarada não apenas pela óptica da História Econômica, mas levando em conta também, entre outros aspectos, os importantes contornos políticos das diversas experiências e tentativas de integração – contornos esses associados por exemplo às idéias de ‘ocupação’ e controle dos ditos ‘sertões interiores’ do país”. Os organizadores salientam ainda o caráter abrangente da coletânea, na medida em que são abordadas experiências de todas as regiões brasileiras, do norte-nordeste ao centro-sul.

A apresentação do livro é assinada pelo Prof. Flávio Saes, professor (hoje aposentado) da FEA/USP e conhecido estudioso da história ferroviária brasileira.

O LIVRO ESTÁ DISPONÍVEL NO LINK
http://www.ufgd.edu.br/editora/catalogo/transportes-e-formacao-regional-contribuicoes-a-historia-do-transporte-no-brasil-alcides-goularti-filho-e-paulo-roberto-cimo-queiroz-orgs